Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Você sabe como fazer o diagnóstico tecnológico da sua empresa?

    29/01/2021

    Saiba como identificar a necessidade de tecnologia do seu negócio

    Assim como para tratar uma doença é necessário antes fazer um diagnóstico adequado, com a tecnologia não é diferente. A implementação de recursos tecnológicos é um processo que exige investigação. Só assim é possível solucionar problemas e atender necessidades dentro do negócio.

    Hoje em dia é quase impossível encontrar uma empresa que não utilize algum tipo de tecnologia. Sendo assim, por que o diagnóstico é tão importante? A questão não é apenas a quantidade de tecnologia, mas a eficiência desses recursos para a empresa.

    O diagnóstico de TI é uma avaliação minuciosa, tanto das tecnologias que a empresa já conta quanto do que é necessário implementar. São analisadas as diversas áreas do negócio e os objetivos a serem atingidos, para então aplicar as soluções necessárias.

    É a partir dessa avaliação que é possível traçar uma estratégia para cada área e colocar em prática um plano de ação coerente. Vale lembrar que esse é apenas o passo inicial para um processo de transformação digital.

    Confira a seguir os principais pontos que você precisa saber sobre pra fazer um bom diagnóstico na sua empresa.

    Importância de diagnosticar

    Fazer um diagnóstico preciso é importante para que o seu negócio alcance o melhor desempenho em todas as áreas. A performance empresarial está diretamente ligada aos artifícios usados para potencializar as forças e minimizar as fraquezas e vulnerabilidades da empresa.

    A tecnologia tem tudo a ver com esse desempenho. Não se trata apenas de quantidade de recursos tecnológicos, mas também de uma integração eficiente, personalização das ferramentas de acordo com os produtos e processos, entre outras coisas.

    O diagnóstico de TI auxilia exatamente nesse mapeamento para identificar quais são as soluções mais indicadas e como explorar ao máximo cada uma delas. Isso otimiza muito o investimento em tecnologia e evita desperdício de recursos.

    O que avaliar no diagnóstico?

    Tão importante quanto fazer um diagnóstico é saber quais pontos avaliar nesse processo. Tudo vai depender do formato do negócio e do segmento, isso porque é necessário considerar as particularidades de cada empresa.

    Um ponto importante é que esse tipo análise é uma estratégia que serve para pensar em soluções em curto, médio e longo prazo. Isso quer dizer que é também essencial considerar no diagnóstico quais são os objetivos da empresa. Dessa forma é possível prever e alinhar recursos auxiliares necessários.

    Também é necessário verificar quais tecnologias a empresa já possui e formas de implementar com outras. Além disso, é preciso avaliar as áreas em que há maior necessidade de agilidade, aquelas com gargalos que travam o processo empresarial.

    Esses são pontos essenciais a serem considerados em um diagnóstico de tecnologia.

    Conte com a ajuda de especialistas

    Realizar essa análise e pensar em soluções não é uma tarefa fácil. Por isso, é essencial ter ajuda especializada para fazer esse diagnóstico. A InfoWorker tem profissionais capacitados para realizar essa análise e direcionar as ações.

    Nessa consultoria são realizados diferentes tipos de diagnósticos, focados em diferentes áreas e objetivos. O foco é encontrar a solução que melhor atende a necessidade do seu negócio.

    Precisa de ajuda para fazer o diagnóstico de TI na sua empresa? Conte com a InfoWorker. Confira nossos cases de sucesso nos mais diversos tipos de segmento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *