Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Vendas de Natal: como a tecnologia pode ajudar

    13/12/2021
    Vendas de Natal: como a tecnologia pode ajudar

    Aumento nas vendas online e maior fluxo de compras exige preparo das empresas

    As vendas de Natal são esperadas todos os anos pelas empresas e comerciantes. Isso porque há um grande aumento de compras nesse período, o que significa maior lucro. Segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal desse ano deve movimentar cerca de R$ 34,3 bilhões no comércio varejista. Mas para não ter dor de cabeça é preciso se preparar o mais rápido possível.

    Desde o ano passado esse cenário ganhou uma cara diferente com o aumento das vendas online. O crescimento desse comportamento tem gerado novas demandas para as empresas.

    De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online devem atingir uma taxa recorde de 18,7% do setor varejista do Brasil. Essa digitalização do ambiente de compras exige que as empresas e comércios adotem uma resposta tecnológica à altura para lidar com essas demandas.

    A segurança de informações e a logística são alguns dos principais pontos que precisam do suporte da tecnologia. Com o avanço das compras online, o controle dessas áreas fica cada vez mais complicado e o objetivo dos recursos tecnológicos é auxiliar nesse processo, garantindo às empresas maior competitividade e ao consumidor uma melhor experiência.

    Segurança de dados

    O assunto proteção de dados tem estado em alta há algum tempo, devido a implementação da LGPD, do aumento frequente de golpes online e do vazamento de informações. As empresas precisam reforçar os recursos de proteção utilizados para garantir a segurança dos dados dos compradores e evitar invasões ao sistema, especialmente nesse momento de grande fluxo de compras online.

    Acrescentar mais camadas de proteção, ter um servidor confiável para backups e adotar a redundância, que é quando mais de um servidor está preparado para realizar a mesma função, são algumas formas de proteger a empresa com ajuda da tecnologia.

    Do estoque à entrega

    Nos anos anteriores à pandemia, o e-commerce representava menos de 10% do varejo no Brasil. O crescimento das vendas online implica no controle logístico da empresa, desde a produção e estoque até a entrega do produto ao cliente.

    Aí entram as tecnologias de previsão e gestão, como o Business Intelligence, Machine Learning e Automação de Processos. Essas tecnologias ajudam tanto a controlar demandas atuais como prever as futuras e identificar necessidades.

    Os negócios precisam ter a tecnologia como aliada nesse momento, tanto para que a realidade seja mais prática e segura, quanto para conquistar e reter clientes que hoje possuem novos hábitos de compra consolidados e com grandes referências nacionais e mundiais de comparação na própria internet.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.