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    Transformação digital é essencial para pequenas e médias empresas

    17/09/2021
    Transformação digital é essencial para pequenas e médias empresas

    Uma pesquisa do Sebrae mostrou que, antes da pandemia, 71% das PMEs no Brasil não usavam nenhum tipo de software de gestão

    O mercado está muito mais competitivo e as pequenas e médias empresas precisam buscar diferenciais para crescer, se destacar e atrair mais clientes. Um fator essencial para a transformação de uma empresa é o investimento em tecnologia, modernizando seus sistemas de gestão.  

    Isso será decisivo para ter mais eficiência nos processos e também criar uma relação mais próxima e direta com os consumidores. Mesmo que se trate de uma empresa de porte pequeno ou médio, contar com a tecnologia no trabalho diário vai potencializar o desempenho do negócio.

    Pesquisa sobre o cenário

    Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que, em 2018, 71% das pequenas e médias empresas brasileiras não usavam nenhum tipo de software para fazer a gestão do negócio e 41% ainda recorriam ao caderno para fazer o controle financeiro.

    Esse foi o cenário pré-pandemia. Infelizmente, muitos desses negócios acabaram não resistindo justamente por não existirem no ambiente digital, tanto no aspecto de gestão, quanto comercial. Já as empresas que se adaptaram conseguiram dar continuidade às atividades e, em muitos casos, chegaram a expandir sua atuação durante esse período.

    Tecnologias que podem ajudar

    Hoje é possível reunir diversos aplicativos e sistemas em plataformas omnichannel. Se trata de um sistema de integração inteligente, que funciona através de intensas trocas de informações.

    Na parte administrativa de uma empresa, esse tipo de software permite, em um único sistema: fazer a contabilidade, com o controle de contas bancárias, além de receber e realizar pagamentos; controlar melhor os estoques e verificar as vendas, fornecendo uma visão precisa do que entra e sai de produtos, além da hora certa da reposição; gerir o pessoal, com verificação de horários de entrada e saída e controle do trabalho de vendedores internos e externos.

    Na questão da comunicação, a automação dos sistemas pode oferecer amplas opções de contato com os clientes como as redes sociais e os bots. Os chatbots são interações automáticas por texto ou voz baseadas em inteligência artificial (IA).

    Essa aproximação maior com o consumidor possibilita respostas mais rápidas e claras, e melhor tomada de decisões. O sistema de gestão integrado também pode ser utilizado para melhorar as atividades de marketing e e-commerce de uma empresa. São ações estratégicas para estreitar o relacionamento com os clientes, divulgar produtos e a própria marca da empresa.

    Capacidade de adaptação

    Com toda essa organização, a empresa passa a ter mais capacidade de se adaptar para enfrentar imprevistos. Todas essas tecnologias contribuem para a diminuição de erros nos processos e permitem identificar os pontos que precisam ser alterados para melhorar a performance.

    Além disso, os recursos ajudam a reduzir custos em todos os processos aumentando os lucros. Mas é preciso selecionar o software que se adapte melhor aos parâmetros de uma determinada empresa.

    Como realizar a transformação digital

    O processo de digitalização é complexo e exige um amplo estudo do cenário da empresa. Essa análise minuciosa é importante tanto para compreender a dinâmica quanto para identificar as principais necessidades. Dessa forma, é possível elaborar um sistema de gestão para ser aplicado.

    Todo investimento feito em tecnologia retorna de forma indireta na economia que se faz em setores que antes ocorriam desperdícios de produtos ou de mão de obra.

    Softwares personalizados

    Um software desenvolvido exclusivamente é um grande diferencial para uma empresa, garantindo mais praticidade ao dia a dia. Um software personalizado é um investimento em agilidade e produtividade, significa precisão na execução de atividades diárias.

    Eles também evitam o pagamento por sistemas desnecessários, o que resulta na economia de recursos financeiros e humanos. A InfoWorker é parceira da Microsoft e utiliza os aplicativos e softwares da empresa como base para soluções oferecidas a seus clientes.

    Uma das ferramentas trabalhadas é o Microsoft Power BI, um serviço de análise de negócios que fornece visualizações interativas e recursos de inteligência de negócios, com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards (painéis personalizados com informações).

    Outro software é o Microsoft SharePoint, uma plataforma usada na criação de portais e intranets empresariais.

    Com o uso da tecnologia, é possível definir melhor ações futuras em diversas áreas, projetando um crescimento mais seguro para qualquer tipo de empresa. Precisa de ajuda para realizar uma transformação digital na sua empresa? Entre em contato com a InfoWorker.

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