Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Tecnologia e mercado de trabalho: o futuro do mercado corporativo

20/03/2020

As novas profissões apontam para as mudanças na cultura das empresas e na forma de realizar atividades 

A tecnologia vem moldando um novo mundo já faz algum tempo. O mercado corporativo já tem mudado com esse cenário. Não existe uma área, profissional ou não, que não tenha sido afetada por essa evolução. Diariamente funções morrem e novas surgem. Esse é o novo ciclo de oferta e demanda dentro das empresas.  

Logística, medicina, direto, agricultura e qualquer outro segmento que não tenha mudado seus procedimentos usando os novos recursos que surgem a cada dia. O mundo não é mais o mesmo e logo não será como é hoje. 

Uma coisa é fato: não tem como fugir da tecnologia. O que os negócios devem fazer é abraçar a nova realidade e usar isso a seu favor. Entender as tendências, não apenas do segmento, é indispensável para manter um negócio bem posicionado e competitivo no mercado.  

Por isso, hoje queremos abrir seus olhos sobre mercado de trabalho e tecnologia nas corporações. Confira a seguir as profissões e mudanças que estão por vir.


Profissões em ascensão 


Um levantamento feito pelo LinkedIn, a principal rede social profissional, sobre Profissões Emergentes de 2020 mostra que grande parte das funções e cargos, que estão surgindo ou irão surgir, estão diretamente ligadas à tecnologia.  

As cinco profissões relacionadas à tecnologia com maios índice de crescimento anual são: gestor de mídias sociais (crescimento médio de 122%);  engenheiro de cibersegurança (crescimento médio de 115%); especialista em sucesso do cliente (crescimento médio de 79%); cientista de dados (crescimento médio de 78%); engenheiro de dados (crescimento médio de 75%); especialista em inteligência artificial (crescimento médio de 73%). 

Todas essas funções têm passado por um período de bastante demanda nas empresas. Isso demonstra, além de mudanças no mercado de trabalho, os novos desafios das empresas, já que essas profissões surgem para atender necessidades do mercado. 


O que impacta no dia a dia das corporações? 


Quanto mais o tempo passa, mais períodos de mudanças as empresas vão enfrentar. Essas transformações no mercado acontecem cada vez mais rápido. Não adianta continuar fazendo as coisas do mesmo jeito, isso raramente dá certo. 

Podemos ver um exemplo disso em serviços muito populares que tiveram mudanças drásticas e quem não se adaptou acabou ficando pra trás. As videolocadoras, por exemplo, foram substituídas pelos streamings e os táxis pelos aplicativos de carona. 

Nesse período de império da tecnologia, o gestor precisa levar essa mudança pra dentro do seu negócio. Ter um profissional/equipe que entenda as novas formas de comunicação, estratégias digitais, redes sociais e use isso para benefício do negócio é um trunfo. Da mesma forma, abrir espaço para Inteligência Artificial, para tratamento de dados e outros suportes de tecnologia é uma estratégia para o crescimento de um negócio. 

A dica para você, empresário, é ficar atento a essas novidades e aproveitar aquilo que tem a ver com seu segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *