Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Sistemas para auxiliar as empresas no tratamento de dados

    17/12/2020

    Saiba como ficar de acordo com a LGPD e aprimorar a segurança de dados

    O tratamento de dados sempre foi uma responsabilidade das empresas. O problema é que nem sempre essa obrigação foi levada a sério. Com a Lei Geral de Proteção Dados (LGPD) em vigor, não há mais opção. É preciso fazer um tratamento adequado.

    Por isso, hoje vamos falar sobre tratamento de dados e recursos que devem auxiliar as empresas. O processo de tratamento de dados se inicia desde o momento da captação e se estende à utilização, armazenamento e inclusive ao momento de descarte das informações. Para cada uma dessas etapas existe um tipo de processo delimitado.

    O objetivo dessa regulamentação do tratamento de dados é assegurar que as empresas usem as informações com segurança e moderação. Desse modo, os proprietários dos dados (pessoas físicas) têm a garantia de que as informações serão protegidas e utilizadas de forma adequada.

    Essas regras são estipuladas pela LGPD e determinam que as empresas captem apenas o necessário para atingir um fim específico. A lei também exige transparência no uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.

    É essencial que os recursos usados para captação e armazenamento estejam de acordo com a legislação vigente. Olhando pela perspectiva da tecnologia, é preciso usar sistemas seguros e que atendam ao padrão estabelecido. A InfoWorker usa as soluções da Microsoft para garantir que os sistemas estejam devidamente enquadrados.

    Todos os softwares da Microsoft estão de acordo com as exigências legais, porém alguns recursos são mais apropriados para o tratamento de dados. Confira a seguir sistemas que vão auxiliar a sua empresa nesse processo.

    Microsoft SQL Server

    O SQL Server é a plataforma de dados da Microsoft e foi desenvolvida para servir como um banco de dados híbrido. A solução, apesar de ter sido desenvolvida em 2016 – e, portanto anterior à LGPD no Brasil –, está de acordo com a legislação de tratamento de dados.

    A plataforma de dados híbrida e escalável conta com performance in-memory e um sistema de segurança avançado para armazenamento e análise no banco de dados.

    A tecnologia SQL pode ser usada tanto como recurso em nuvem quanto nos servidores locais. A InfoWorker auxilia as empresas na aplicação e uso dessa tecnologia para assegurar o aproveitamento de todos os recursos disponíveis na ferramenta.

    Microsoft Power BI

    Enquanto o SQL Server pode ser usado para o armazenamento dos dados, o Power BI é a solução mais adequada para a análise de dados. O Power BI funciona como um serviço de extração e uso inteligente de dados para os negócios.

    O programa apresenta de forma personalizada a síntese dos dados mais essenciais para cada empresa. A partir do banco de informações, o sistema realiza cálculos, previsões e organiza esses resultados de forma dinâmica e inteligível.

    Ele possibilita a conexão com diversas fontes, extrai dados com facilidade e cria relatórios visuais. O sistema também cria alertas para o caso de alteração dos dados e ainda possibilita o gerenciamento da informação de forma segura.

    A InfoWorker oferece todo o suporte para implementação e uso do Power BI.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *