Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Seu negócio precisa de um aplicativo?

15/06/2020


Confira formas de identificar se sua empresa deve investir em um app


O uso de mobile tem crescido em proporções impressionantes e hoje é um dos dispositivos mais essenciais. Os celulares se tornaram instrumentos de comunicação, entretenimento, trabalho e muito mais.


Ao encarar essa realidade, é natural questionar a importância de adaptar o negócio para o mundo mobile. De fato, alguns investimentos são indispensáveis. Por exemplo, sites responsivos são essenciais para as empresas com presença online. Mas será que o aplicativo também é?


Primeiro é preciso entender a diferença entre um site responsivo e um aplicativo mobile. O primeiro é uma página na web que se adapta aos diversos tipos de dispositivos. Já o app é um tipo de software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo móvel e executar funções sem a necessidade de acessar o navegador.


Os aplicativos são muito usados para facilitar o acesso e a navegação do usuário. Também são uma estratégia para fidelizar clientes e usuários, assim fortalecendo o negócio.


Mas para colocar essa estratégia em prática de forma eficiente é preciso ter certeza que esse é o modelo certo para determinada empresa. Então antes de fazer esse investimento, é importante analisar alguns pontos. Confira a seguir como identificar se seu negócio precisa de um aplicativo.


Avalie a necessidade para seu segmento


É fato que o mercado mobile está em expansão. Isso pode ser percebido através de algumas mudanças no mercado, como a transição do e-commerce pra mobile commerce. Outra questão que pode ser considerada é o crescimento do uso de smartphones no Brasil. De acordo com Global System for Mobile Communications (GSMA) o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de uso de dispositivos móveis.


Apesar do cenário promissor, é preciso avaliar o tipo de empreendimento. Algumas áreas têm uma necessidade maior desse tipo de recurso. Outras também podem ser beneficiadas pela tecnologia, mas não são tão urgentes.


Por exemplo, se sua empresa trabalha com vendas online, um aplicativo é muito importante. Mas se o objetivo do aplicativo for facilitar a navegação ou aproximar o vínculo com o público, ele entraria como uma estratégia e não como um serviço essencial.


Por isso é importante ter em mente o objetivo desse recurso, pois um app mobile não pode ser apenas um acesso. O desenvolvimento de um aplicativo é um investimento, então analise as possíveis vantagens que ele pode trazer ao negócio.


Avalie o espaço e o interesse do público


Milhares de aplicativos são desenvolvidos todos os anos, mesmo assim existe espaço para a criação de mais programas com diferentes funções. Porém, é importante avaliar o espaço no segmento e a relevância que isso tem para o público do negócio.


Para desenvolver um aplicativo é preciso pensar na relevância para o público e para a área em que sua empresa atua. Traz mais eficiência? Vai facilitar a vida do cliente? Quais processos da empresa ele ajuda a simplificar? Essas são questões que vão ajudar a identificar se o app mobile é uma necessidade no seu negócio.


Então avalie as demandas e estratégias da sua empresa para saber quanto o aplicativo pode auxiliar no negócio. E entre em contato com a InfoWorker para desenvolver o seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *