Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Saiba como cloud computing pode ajudar a sua empresa

    13/05/2021

    Entenda como funciona a tecnologia e quais as principais vantagens para o seu negócio

    Você já deve ter ouvido a expressão “está na nuvem”. Há algum tempo esse tipo de tecnologia tem feito parte da nossa vida. É esse tipo de tecnologia que utilizamos pra realizar backups ou armazenar arquivos para não ocupar espaço nos dispositivos.

    O Cloud Computing não se resume a isso, mas esse é um exemplo de como essa tecnologia funciona. Em português “computação em nuvem”, é um recurso que possibilita o acesso a arquivos, softwares e outras tecnologias, sem que esses estejam armazenados no dispositivo.

    Para isso, os dados devem ficar hospedados em um servidor para serem acessados através de um dispositivo conectado à internet. E hoje vamos falar sobre como essa realidade funciona para as empresas e as vantagens que pode trazer aos negócios.

    Como funciona o cloud computing nas corporações

    Essa tecnologia possibilita a disponibilização de serviços e recursos digitais de acordo com a demanda. Dessa forma, não há a necessidade de ocupar espaço de armazenamento ou hospedar softwares e aplicativos nos dispositivos que não são usados com frequência.

    As empresas, principalmente as de médio e grande porte, necessitam do auxílio de certos sistemas para realizar o trabalho. Por isso, o cloud computing é uma ótima estratégia para as instituições.

    Para isso, a empresa precisa de uma suíte de aplicativos, com o Microsoft Office 365. Com ele, os sistemas exclusivos da Microsoft estão disponíveis com os benefícios da nuvem.

    Dessa forma, os programas e informações que a empresa vai precisar ficam armazenadas nesse “ambiente”. O servidor remoto, onde fica hospedado, pode ser acessado pelos dispositivos da empresa de forma segura.

    Esse método ajuda a solucionar uma série de problemas comuns no dia a dia das empresas.

    Vantagens do cloud computing

    Pense na quantidade de sistemas, arquivos e informações que você e sua equipe precisam acessar todos os dias. Imagine se fosse necessário fazer o download de tudo isso em todos os dispositivos.

    Com o uso da nuvem esse tipo de trabalho é evitado. Além disso é uma estratégia segurança, já que quando vários dispositivos têm acesso ao mesmo documento e pode haver conflito de versões.

    Com o uso dos servidores na nuvem, toda mudança de versão é reportada e registrada no banco de dados. Além disso, em muitos casos, isso evita um espaço físico de servidor para armazenar equipamentos, documentos, etc.

    Essa tecnologia também representa uma facilidade muito maior de acesso e compartilhamento. Isso porque o cloud computing possibilita o acesso simultâneo de dados por meio de diferentes máquinas. Isso pode ser extremamente vantajoso para as empresas, especialmente para a realização de projetos amplos.

    Outro ponto importante é a possibilidade do acesso remoto, que tem sido muito necessário no momento que estamos vivendo. Com os sistemas e dados em nuvem, os colaboradores podem continuar trabalhando de qualquer lugar e a empresa continua funcionando em qualquer situação.

    Quer levar essa tecnologia para o seu negócio? Entre em contato com a InfoWorker.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.