Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Saiba como a LGPD pode ser uma aliada na Experiência do Usuário

    11/08/2021
    Saiba como a LGPD pode ser uma aliada na Experiência do Usuário

    Os recursos tecnológicos facilitam a adequação e permitem a implementação da legislação de forma estratégica

    Depois de um ano em vigência, a Lei Geral de Proteção de Dados se tornou de vez uma obrigação para empresas a partir do dia 1 de agosto. Nesta data começaram a valer as sanções e multas previstas pela legislação.

    A implementação da LGPD afeta toda empresa que trabalha com armazenamento de dados pessoais. Isso inclui tanto os dados coletados no cadastro de clientes quanto aqueles usados na administração interna, como registros das ações de colaboradores armazenados em um servidor. Para que a adequação às normas não atrapalhe as experiências de navegação dos diferentes usuários, bons serviços tecnológicos devem ser aplicados.

    Prospecção com Proteção de Dados

    Para evitar cometer infrações, empresas que trabalham com a coleta de informações pessoais precisam comprovar pleno consentimento de seus clientes. Esse diálogo poder ser aprimorado com tecnologias aplicadas na experiência dos usuários nas plataformas.

    Apresentar a finalidade é uma das principais demandas. Não basta que os usuários cedam espontaneamente seus dados. Todo o propósito da coleta deve ser previamente definido e informado aos usuários.

    Ter um site com arquitetura da informação planejada para o consumidor é fundamental nesse processo. Desse modo, evita-se que essa obrigação se transforme em um fator negativo na experiência do usuário.

    Nesse sentido, o design bem feito deve apresentar a captura de dados como uma demonstração de lealdade com o cliente. O contrário disso são os banners e pop-ups que surgem como barreiras para a prestação do serviço.

    Blindagem para Colaboradores

    O respeito à LGPD também depende da relação das empresas com seus colaboradores. O uso de automação nos processos internos é comum em corporações que buscam a modernidade e o aumento da eficiência.

    No entanto, é preciso se atentar para a possibilidade de acúmulo de informações pessoais que vem com a implementação dos softwares de administração.

    Mais uma vez a adequação às normas bem aplicada irá se traduzir em um elo de confiança. A IW oferta programas de mapeamento de processos que contribuem com a simplificação dos fluxos de trabalho. No mesmo passo, blinda e rastreia as informações de atividades dos usuários.

    Para a função, recomendamos as técnicas de BPM e Workflow, ambos usados para organizar atividades e traçar um panorama das operações. A escolha entre eles vai depender da demanda de sua empresa.

    Office 365 totalmente adequado à LGPD

    Para simplificar mais tarefas, a Microsoft oferece um pacote de softwares e aplicativos já adequados para gestão segura de dados. Isso quer dizer que ao implementar ferramentas do Office 365, a empresa garante que o tratamento de informações na plataforma respeita a proteção exigida pela LGPD.

    Uma experiência de confiança para clientes, colaboradores e empresa, todos operando em um ambiente virtual 100% adequado!

    Para saber mais sobre como a tecnologia pode ser incorporada no momento de fazer a adequação da sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados, entre em contato com a InfoWorker.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.