Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Redução de custos, segurança da informação e agilidade são vantagens da nuvem

    19/08/2021
    Redução de custos segurança da informação e agilidade são vantagens da nuvem

    Segurança digital para preservar os dados armazenados pelas empresas e a transformação dinâmica do trabalho são algumas das vantagens da computação em nuvem. Mesmo assim, nem sempre esses atrativos são suficientes para convencer uma parcela do empresariado a investir nesse tipo de tecnologia.

    Uma pesquisa realizada pela Accenture, empresa de consultoria de gestão, aponta que somente 13% das empresas migraram para a nuvem pensando estrategicamente.

    A pesquisa mostra que a redução de custos é a principal premissa que motiva os gestores. Esse resultado pode ser analisado como uma oportunidade para o setor de tecnologia da informação apresentar outros serviços e soluções.

    Então, a conta que o empresário faz é se esse ou aquele tipo de investimento vai trazer algum benefício financeiro para o negócio. Ainda que o primeiro contato seja com esse objetivo, essa é uma oportunidade.

    Ou seja, é uma abertura para apresentar todo o portfólio de serviços e vantagens que podem trazer mais resolutividade e competitividade para a empresa.

    Apesar de proporcionar, de fato, a diminuição de custos, essa é apenas uma parte do processo. Segurança, dinâmica de trabalho, eficiência e inovação são os verdadeiros diferenciais nesse processo.

    COMPETITIVIDADE

    Empresas que contam com um sistema de nuvem consolidado e estratégico têm um posicionamento muito mais competitivo. Essa afirmação também é confirmada pelo levantamento da Accenture, que aponta essas empresas como competidores contínuos.

    Elas são mais competitivas pois as informações não são centralizadas, o que simplifica as operações e o acesso aos dados por toda a equipe de colaboradores.

    MIGRAÇÃO

    Se antes o questionamento era sobre migrar ou não para a nuvem, hoje a pergunta é quando fazer essa transição. Há alguns anos as empresas tinham servidores físicos em suas sedes, com todas as informações em uma sala. Com os serviços de nuvem, os dados ficam alocados na rede, o que é muito mais seguro.

    Na InfoWorker houve um crescimento na procura pela computação em nuvem. Essa onda de transformação digital foi impulsionada pela pandemia, mas precisa ser mantida por medidas estratégicas.

    MERCADO

    Com a pandemia de Covid-19, todas as áreas ligadas direta ou indiretamente à tecnologia apresentaram uma expansão significativa em todo o mundo.

    No Brasil, o estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021, realizado pela Associação Brasileiras das Empresas de Software (ABES), mostrou que a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% em 2020. Em números, foram investidos cerca de R$ 200,3 bilhões, considerando-se os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento.

    Quer migrar para a nuvem? A InfoWorker é parceira Microsoft Gold Cloud Productivity, referência em habilidades e competência para fornecer soluções em nuvem e pode ajudar você a aproveitar todas as vantagens dessa tecnologia.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.