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Que pontos analisar para escolher a melhor ferramenta BPM para sua empresa

17/12/2019


Business Process Management, como o nome já diz, deve se basear nos requisitos de processos da empresa e não apenas na solução


BPM (em inglês, Business Process Management) nada mais é do que um gerenciamento de processos empresariais. Ou seja, essa é uma estratégia que combina ferramentas com a análise das atividades de determinado negócio. Dessa forma, é possível ter uma visão ampla dos processos internos, acompanhar esse funcionamento, automatizar o que é necessário e trazer mais agilidade para a rotina da empresa.


Cada segmento e cada modelo de negócio é diferente, por isso é necessário traçar uma estratégia específica para as atividades da sua companhia. Além do gerenciamento, essa é também uma forma de planejamento empregado em diversas empresas.


Uma pesquisa de mercado do SEBRAE, divulgada em 2017, apontou que 50% das empresas fecham as portas nos primeiros 5 anos de vida. Entre os motivos que levam a esse resultado, todas têm o mesmo problema em comum: a falta de planejamento.


Como essa é uma solução que pode ser personalizada para diferentes empresas e suas necessidades, é preciso considerar alguns pontos. Só assim será possível identificar o tipo de BPM que deverá ser aplicado.


Confira a seguir o que você deve considerar para fazer um gerenciamento de processos eficiente na sua empresa.


O que compõe um BPM eficaz?


Para um gerenciamento de processos funcionar é preciso mais do que apenas as ferramentas. Antes de tudo é indispensável fazer um mapeamento de processos para entender os fluxos, demandas e quantas etapas cada operação precisa.


É dessa forma que se identifica os gargalos, retrabalhos e outros pontos que precisam ser resolvidos. Sem esse mapeamento não é possível organizar as atividades, muito menos alcançar a evolução desejada.


Aí entra outro ponto importante para um BPM eficaz, que é encontrar as melhorias necessárias. Para isso é essencial contar com uma consultoria de tecnologia, tanto para auxiliar nesse mapeamento de processos quanto para identificar quais operações precisam de melhoria ou automatização.


Todas essas questões estão muito atreladas ao sucesso ou fracasso (o desperdício do recurso tecnológico dentro da empresa) do gerenciamento de processos. Por isso, antes de escolher o tipo de ferramenta, assegure-se que essas etapas foram ou serão cumpridas.


Tecnologia usada na empresa


Antes de implementar um BPM na sua empresa é importante lembrar que a tecnologia será integrada ao que já existe de sistemas e softwares que já fazem parte dia a dia do seu negócio. Caso exista um déficit de recursos tecnológicos, será necessário fazer as adequações.


A tecnologia BPM precisa ser compatível com o que é usado no dia a dia da sua empresa. Por isso, uma avaliação dos sistemas usados e dos recursos tecnológicos que podem ser integrados é muito importante.


O tipo de gerenciamento ideal


Recentemente falamos sobre as diferenças do Workflow e BPM. Você pode conferir as diferenças e funções de cada um no artigo “Workflow e BPM: saiba quando aplicar cada solução”.


A questão que quero ressaltar aqui é que cada um tem suas funcionalidades e vantagens. Para cada necessidade há uma solução mais adequada, então faça uma análise com a consultora de tecnologia pra saber qual é o recurso mais adequado.

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