Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Qual o papel do Business Intelligence na estratégia de uma empresa?

    05/11/2020

    Entenda como o BI pode fazer diferença no seu negócio

    Como o próprio nome já diz, o Business Intelligence é uma técnica que se refere à inteligência de mercado. O BI é o processo relacionado à coleta, análise e monitoramento de dados muito importantes para os negócios.

    Essas informações são importantes porque permitem compreender o cenário da empresa e do mercado. A partir desse conhecimento, decisões são tomadas e estratégicas desenvolvidas. Portanto esse é um processo essencial para a gestão de uma empresa.

    Esse conjunto de técnicas e tecnologias resultam em uma administração muito mais estratégica. Da mesma forma, fica mais fácil estruturar a empresa de forma que corresponda às necessidades do mercado. Além disso, o BI auxilia na tomada de decisões internas (como logística, marketing, vendas e outras).

    Por exemplo, imagine uma empresa que usa dois galpões de estoque para tipos diferentes de produto. Pense que nenhum dos dois locais está usando toda a capacidade do espaço e que, com algumas pequenas alterações, seria possível concentrar tudo em um mesmo lugar. Esse tipo de percepção e ajuste só é possível a partir de uma organização e análise de dados muito precisas.

    Como funciona o Business Intelligence

    Um detalhe importante sobre o BI é que ele se refere ao processo que reúne e processa os dados. Para isso, são usadas algumas ferramentas. A InfoWorker usa o Microsoft Power BI para essa tarefa.

    Dessa forma, a plataforma de inteligência de mercado reúne e compila as informações de diversas fontes. Esses dados podem ser tanto internos (da própria empresa), quanto externos (do mercado). Depois de captadas, essas informações são modeladas ao negócio, ou seja, delimitadas às áreas da empresa (financeira, logística, marketing, etc).

    O Power BI, por exemplo, possui um dashboard bastante intuitivo, o que facilita a visualização e compreensão dos dados. Após esse processo, os gestores têm a base necessária para a tomada de decisão em diversas áreas.

    Benefícios para as empresas

    O principal benefício do business intelligence é o diferencial competitivo que ele oferece. Inteligência de mercado é essencial quando o assunto é se destacar no segmento, mas também é indispensável para antever crises e se sobressair aos concorrentes quando isso acontece.

    Do mesmo modo, o BI é importante para estabelecer estratégias e para agir no dia a dia de forma inteligente e intencional. Isso porque as informações alcançadas com esse processo ajudam a fundamentar decisões e calcular resultados.

    Outro benefício é a organização. O método utilizado para a realização do BI proporciona automaticamente a melhoria da organização de informações. Muitas vezes as empresas tem um volume muito grande de informações, mas não conseguem processar e usar isso a seu favor. Com o processamento e análise automática dos dados, isso não é mais problema.

    Resultados do Business Intelligence

    Um dos principais resultados d0 BI dentro de uma empresa é a diminuição dos gastos. Isso porque o processo identifica possíveis desperdícios ou ações que não são lucrativas, como no exemplo dos galpões de estocagem.

    Outro resultado é a melhoria da elaboração de estratégias, já que o sistema fornece informações confiáveis e uma visão geral da performance da empresa. Esse escopo gera adaptação e melhoria nas estratégias de curto, médio e longo prazo.

    Entendeu por que sua empresa precisa do BI? Entre em contato com a InfoWorker para saber como colocar tudo isso em prática.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *