Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Qual o papel da tecnologia no posicionamento de mercado de uma empresa?

25/08/2020
Como a tecnologia pode ser usada para auxiliar na tomada de decisão, correção de deficiências internas e identificação de oportunidades.

A tecnologia da informação como estratégia de negócio


Os recursos tecnológicos trazem diversas vantagens para as empresas, isso você já sabe. Mas as vantagens desse tipo de inteligência não se resumem à praticidade nos processos internos. A tecnologia traz grandes benefícios com a automatização de operações, mas essa digitalização pode ir muito além.


O nível do envolvimento de uma empresa com a tecnologia pode determinar seu posicionamento de mercado. Isso acontece pois, mais que uma necessidade, a tecnologia também é uma tática para se desenvolver e conquistar espaço.


Esse é um dos estágios da transformação digital nas empresas. A tecnologia começa sendo usada como forma de agilizar processos internos, mudar o processo de produção.


Depois dessa etapa de modificar as funções e atividades do negócio, a tecnologia é usada para contribuir com a evolução no mercado. Na era em que centenas de empreendimentos nascem e morrem todos os dias, o poder está em se destacar.


O mercado corporativo é extremamente competitivo, geralmente com mais ofertas do que demandas. Por isso o planejamento estratégico envolvendo a equipe e os recursos de TI são tão importantes. Mas para isso é preciso conhecer os recursos certos para cada estratégia.


Confira a seguir algumas tecnologias e estratégias que ajudam no posicionamento de mercado da sua empresa.


Decisões inteligentes com Microsoft Power BI


Power BI é um serviço de análise de negócios para auxiliar na tomada de decisões. Ele também auxilia no planejamento dos próximos passos, com base no cruzamento de diversos banco de dados.


Essas informações na nuvem possibilitam uma exibição única dos principais dados do seu negócio e a partir disso apontam possíveis diagnósticos que irão favorecer a empresa.


O Power BI se conecta a centenas de fontes para extrair dados com facilidade e assim produzir diversos relatórios. Esses relatórios podem ser visualizados em painéis na web ou no celular, facilitando a compreensão e o acesso.


O sistema também simplifica o gerenciamento das informações, assegurando a proteção de dados e permitindo acesso seguro às pessoas autorizadas.


Mapeando para aprimorar


Business Process Management, em português mapeamento de processos, é uma técnica que envolve tecnologia. O mapeamento é usado principalmente para agilizar processos e otimizar seus custos.


O objetivo é visualizar e compreender os processos internos da empresa e diagnosticar as deficiências da operação. Para realizar o mapeamento a InfoWorker utiliza o Microsoft Sharepoint e o Office 365 como ferramentas de BPM.


Essa técnica, que tem como objetivo ganhar eficiência e diminuir custos e tempo gasto com processos burocráticos, é uma estratégia importante para as empresas. A visualização da estrutura de funcionamento é o primeiro passo para identificar o que pode mudar e evoluir


Muitas outras medidas podem ser implementadas com a ajuda da tecnologia e essas estratégias influenciam diretamente no posicionamento de mercado de uma empresa, basta olhar para alguns líderes de mercado como Magazine Luiza na área de varejo e a própria Microsoft na área de software para comprovar isso. Para essa e outras soluções, entre em contato com a InfoWorker.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *