Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Quais atividades automatizar na empresa?

    20/06/2022
    Quais atividades automatizar na empresa?

    Saiba quais tarefas da rotina empresarial podem ser automatizadas com os sistemas Microsoft

    A automação é o termo que tem estado em alta nos últimos anos, tanto no mundo corporativo quanto no âmbito pessoal. Desde tecnologias de integração e IoT para casa até sistemas de inteligência artificial para auxiliar em processos internos, a base de tudo é a automação.

    A verdade é que a tecnologia vem sendo cada vez mais incluída na vida das pessoas com o objetivo de otimizar o tempo e facilitar as atividades diárias. Da mesma forma que é possível programar equipamentos e tecnologias para realizar ações como ligar a máquina de lavar, climatizar o ambiente ou até mesmo passar um café em determinado horário, também é possível programar sistemas para captar informações, gerar relatórios, aprovar demandas e outras funcionalidades.

    Mas o que é automação de processos? A automação é, simplesmente, a utilização de tecnologia para processar informações e realizar atividades, substituindo o trabalho manual.

    No entanto, não é como se um robô apenas ocupasse a sua vaga ou uma máquina fosse contratada para trabalhar na sua empresa.

    A ideia é otimizar o tempo dos colaboradores, reduzindo o tempo gasto em atividades mecânicas ou complexas que podem ser programadas. Dessa forma, é possível diminuir os gargalos e melhorar a produtividade.

    Para saber quais atividade automatizar na empresa e quais os sistemas Microsoft atendem à necessidade do seu negócio, continue a leitura.

    Coleta e análise de dados

    Muitas atividades podem ser automatizadas com ajuda da tecnologia. Geralmente são serviços realizados repetidamente, de forma mecânica, por um usuário. A coleta e análise de dados é um exemplo de operação que pode ser feita por um sistema inteligente.

    No mundo corporativo, os dados são um bem muito valioso. Isso porque informação e o conhecimento de mercado são sinônimos de estratégia.

    Mas como compilar e organizar essas informações para fazer a leitura? Tecnologias de Business Intelligence, como o Power BI, são capazes de importar dados de diversas fontes e apresentar análises através de painéis gráficos.

    A plataforma é capaz de realizar essas funções de forma rápida, organizada e automática. Com isso, as organizações podem contar com resultados mais precisos.

    Monitoramento de tarefas

    Gerenciar o andamento de projetos e a produtividade da equipe não é uma tarefa fácil. Isso porque geralmente existem muitas pessoas envolvidas nesse processo e é inevitável que alguma coisa se perca pelo caminho.

    Acontece que o monitoramento de tarefas não é importante apenas para saber quem deixou de entregar determinada atividade, mas também para ajustar prazos, rever processos e acompanhar o desempenho dos colaboradores.

    Alguns sistemas possibilitam esse monitoramento em diferentes níveis. O EPM (Enterprise Project Management), por exemplo, é um software exclusivamente de projetos usado para fazer toda a gestão de das atividades envolvidas nele. Além disso, é possível usar as funcionalidades do Sharepoint para integrar todas as informações e facilitar o acesso da equipe e gestores a esses dados.

    Já o IW Covenants permite acompanhar a evolução de projetos – inclusive divididos por setor e por colaborador responsável – e cria alertas automáticos de descumprimento ou atrasos.

    Atendimento ao cliente

    O atendimento aos clientes é uma tarefa de extrema importância para as organizações. É através do atendimento que uma empresa mensura a qualidade de seu trabalho, os problemas mais comuns e toma atitudes para solucionar essas questões.

    Por outro lado, essa também é uma atividade que demanda muito tempo e atenção. Porém, com a tecnologia é possível facilitar essa comunicação e otimizar o atendimento.

    Os chatbots são um exemplo de automatização de atendimento ao cliente. O recurso serve para peneirar informações e direcionar o consumidor ao setor mais adequado na resolução da questão.

    Esses são apenas alguns exemplos de atividades que podem passar pela automação. Para ajudar sua empresa a se adaptar, entre contato com a InfoWorker.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.