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    Quais as principais diferenças entre o OneDrive e o Sharepoint?

    10/06/2021

    Entenda como funcionam as tecnologias de computação em nuvem da Microsoft

    Qualquer pessoa que esteja minimamente envolvida com tecnologia, conta com algum serviço em nuvem. Isso porque o cloud computing é ilimitado e um ambiente seguro para a armazenagem de documentos de forma segura e sem ocupar o espaço dos dispositivos.

    Além disso, a computação em nuvem permite o acesso de onde quer que o usuário esteja. Essa realidade é muito importante para as empresas e também para o dia a dia das pessoas.

    A Microsoft conta com alguns tipos de tecnologia em nuvem. Os mais conhecidos e usuais são o Microsoft Sharepoint e o Microsoft OneDrive. Os dois são espaços virtuais de armazenamento.

    É nesse momento que surge a dúvida: qual a diferença entre os dois? Hoje vamos solucionar esse questionamento e te ajudar a entender qual a melhor solução para a sua necessidade.

    As semelhanças entre os programas

    De fato, tanto o Microsoft Sharepoint quanto o Microsoft OneDrive têm funções de armazenamento em nuvem parecidas. Isso significa que ambos oferecem um espaço com segurança da rede de datacenters da Microsoft para os dados do usuário.

    Outro ponto semelhante é o nível de segurança. Os dois sistemas oferecem uma proteção de nível empresarial. Esses sistemas estão em conformidade com as principais legislações de proteção de dados, como a GDPR e LGPD.

    Isso quer dizer que os dados estão protegidos o tempo todo. Essa característica é essencial para a segurança de dados pessoais e empresariais.

    A possibilidade de acessar de qualquer lugar é mais uma característica comum entre os programas. Os servidores de ambos podem ser acessados pelo usuário de qualquer lugar, desde que ele tenha conexão de rede.

    As principais diferenças entre os programas

    Apesar de todas essas semelhanças, cada um desses pontos possui diferenças essenciais. Isso porque o Microsoft Sharepoint é um sistema para armazenamento colaborativo, focado nas necessidades de trabalho. Já o Microsoft OneDrive é um sistema de armazenamento pessoal, ou seja, não colaborativo.

    O que isso quer dizer na prática? A grande diferença entre o armazenamento dos dois programas é o que será colocado lá e quem mais poderá acessar.

    O Sharepoint é uma plataforma projetada especificamente para promover o trabalho colaborativo no ambiente online. Sendo assim, é um ambiente empresarial em que os colabores compartilham o banco de dados e podem realizar alterações de forma conjunta em um arquivo simultaneamente.

    A usualidade dele é bem mais ampla do que a do OneDrive, pois pode ser adaptado para funcionar como uma intranet. Sim, é possível construir um site institucional com o Sharepoint. Além disso, ele pode ser integrado com o Microsoft Teams, outra plataforma de colaboração.

    Já o OneDrive serve para armazenamento pessoal. Apesar de possibilitar o compartilhamento de arquivos com outro usuário, em essência os dados só podem ser vistos e modificados pelo usuário. Ou seja, ele é projetado para o uso de uma única pessoa.

    Qual é o mais indicado? Isso vai depender da necessidade e objetivo de cada pessoa. Se a necessidade é armazenar os arquivos em nuvem para uso exclusivo e pessoal, o OneDrive é o mais indicado. Para armazenar documentos e projetos com um grupo, o Sharepoint é uma solução mais adequada.

    Entendeu a diferença?  

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