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Porque você deve investir em tecnologia para fidelizar clientes

26/09/2019

Com a evolução tecnológica, o comportamento dos clientes também mudou. Fechar uma venda ou um contrato de serviço hoje em dia não significa que aquele cliente é fiel à marca.


Há empresas que continuam resistente às mudanças, mas essa “teimosia” pode fazer com que haja uma ruptura no relacionamento com o público-alvo. Isso acontece porque é necessário adaptar a lógica dos negócios ao comportamento das pessoas.


Basta pensar porque gostamos tanto dos aplicativos como Uber e Airbnb. Esses tipos de serviço dão bastante autonomia aos usuários: nós mesmos acessamos e solucionamos o “problema”. Essa é uma prática recente que, assim que começou, apontou para uma nova tendência no comportamento das pessoas.


Cada vez estamos mais apegados à praticidade, com menos paciência para as burocracias e assumindo o controle das operações. Nesse cenário é essencial que as empresas se adaptem a essas necessidades. Por exemplo, se uma empresa trabalha com e-commerce é indispensável oferecer um ambiente que funciona bem e no qual os clientes possam acompanhar cada etapa. Esse tipo de operação pode ser resolvida com o uso do Microsoft Sharepoint.


Mais do nunca, é indispensável usar a tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas e consequentemente fidelizar clientes e sobreviver no mercado. Confira a seguir mais alguns motivos para usar a tecnologia para fidelizar os relacionamentos da sua empresa.


Conheça seu cliente de forma mais profunda


Conhecer os interesses, práticas e oportunidades para o seu cliente. A tecnologia, além de aumentar as possibilidades de entender as práticas dos consumidores, proporciona o armazenamento e cruzamento dessas informações. Assim é possível identificar um tipo de perfil e, conhecendo esse perfil, fica mais fácil se relacionar com esse indivíduo.


Realizar essas pesquisas e coletar esses dados é um passo importante, mas não é o único. Também é necessário oferecer segurança para essas informações, impedindo que elas se percam e que os clientes precisem repetir cadastros e outras operações.


O CRM (Customer Relationship Management) ajuda as empresas a conhecerem os clientes de forma mais detalhada, com o auxílio de banco de dados. Diminui também a chance de informações importantes se perderem.


Funcionalidade e rapidez são a nova realidade


Velocidade é uma característica intrínseca do tempo que vivemos.  Ninguém mais quer gastar horas em filas, nem resolvendo burocracias. A preferência é sempre pela praticidade.


Contas bancárias abertas e encerradas somente usando um aplicativo, escolher roupas, comidas e tudo que se possa imaginar a apenas um clique de distância.


Oferecer esse tipo de conforto ao público da sua empresa é uma forma de demonstrar o quão importante o tempo da pessoa é, aumentando as chances de fidelizar o cliente. Esse é um dos pontos que a automatização de processos busca atender.


A concorrência é rápida e você precisa ser também


Usar recursos tecnológicos é uma ótima estratégia para tornar as empresas mais competitivas. O case Cineflix é um bom exemplo disso, com a implantação do Power BI a empresa passou a gerenciar de forma muito mais dinâmica os resultados, tanto das bilheterias, quanto ocupação das salas e vendas da bomboniére.


Se pensarmos pela ótica de que os benefícios proporcionados pela tecnologia dentro de uma empresa acabam se estendendo aos clientes, entendemos também que quanto mais evoluídos são os processos de uma organização, melhor posicionada ela tende a ser.


Mais do que acompanhar os concorrentes, é preciso pensar a frente e aproveitar cada oportunidade de se diferenciar no mercado.


Para compreender quais mudanças podem ser realizadas para melhorar os negócios na sua empresa, a InfoWorker realiza consultorias. Solicite um diagnóstico e saiba quais as implementações que vão potencializar suas operações.

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