Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Pontos fundamentais para criar uma solução de Business Intelligence na sua empresa

    28/04/2022
    Pontos fundamentais para criar uma solução de Business Intelligence na sua empresa

    O BI é uma das principais tendências de tecnologia no mercado corporativo há alguns anos. Isso porque o recurso é altamente adaptável e é um ótimo aliado no processo de tomada de decisão, trazendo mais informação e consistência para as escolhas de um negócio.

    Com essa fama, logo surge a pergunta sobre como implantar um BI de sucesso nas empresas? A resposta mais objetiva e resumida é que não existe uma receita de bolo para isso! Mas calma, isso não é o fim do mundo. Significa apenas que não existe uma formula exata, pois, como tudo no BI, um projeto eficiente depende de uma infinidade de fatores.

    E existem sim, alguns princípios para implementar um BI Corporativo de sucesso em sua empresa. No texto de hoje você pode conferir o “caminho das pedras” para quem deseja um BI eficiente para a empresa.

    O que é Business Intelligence?

    O conceito de BI é justamente o mesmo do significado do seu nome, ou seja, inteligência de negócio. Os recursos de business intelligence são, nada mais nada menos, que ferramentas para organizar, otimizar e filtrar informações a partir de bancos de dados do negócio.

    Quem nunca se deparou com aquela planilha de Excel indecifrável? O BI vem para solucionar isso, ajudando na leitura de dados e para traduzí-los em números, gráficos e tabelas que mostram informações mais consistentes. Além de tornar possível também o cruzamento dos dados entre diferentes bases.

    Quando falamos sobre a implementação de um projeto de BI em uma empresa, a sustentabilidade do processo é essencial. Isso quer dizer que o projeto precisa ser elaborado de forma que o processo possa ser mantido e aperfeiçoado.

    Mas quais seriam os passos para ter isso bem aplicado nas empresas? Antes de mais nada, é preciso ter em mente quais são os objetivos a serem atingidos com o BI, quem será mais impactado pelo uso dessa ferramenta e quais assuntos são prioridade.

    O tempo é essencial

    Um dos pontos fundamentais na aplicação das soluções de BI é o tempo. Isso porque ao longo dos anos surgem inúmeras evoluções tecnológicas e conceituais que afetam os projetos.

    Essas mudanças acabam trazendo novas formas de solucionar velhos problemas. Também podem tornar mais fácil e acessível o uso de ferramentas de BI. Sendo assim, os projetos deverão levar em conta essas evoluções e passar por adaptações ao longo dos anos.

    Investir em capacitação é indispensável

    Depois de pronto, o projeto fará parte do dia a dia da equipe. Por isso, a capacitação das pessoas envolvidas com essa solução é fundamental.  A empresa precisa investir no treinamento de seus colaboradores para que aprendam a usar o software. Isso será essencial para que a solução seja totalmente explorada e possa atingir todo o potencial do BI.

    A dica é que esse treinamento comece antes da implementação do projeto de BI, para que o time esteja alinhado e pronto para usar a solução. Então, a dica aqui é planejar um cronograma de capacitação sobre alfabetização de dados para que as informações sejam extraídas da forma certa.

    Estabeleça parâmetros

    Definir os objetivos e as necessidades que precisam ser alcançadas da área da BI na empresa é imprescindível. Assim será possível identificar quais as tecnologias mais adequadas e quais as técnicas que deverão ser aplicadas.

    Além disso, esses parâmetros serão essenciais na hora de planejar a integração dos diversos programas e aplicativos da solução de BI e os demais usados pela corporação. 

    Ficou interessado? Nós podemos ajudar!

    A InfoWorker desenvolve projetos BI a partir de serviços na nuvem, o que torna o acesso à informação mais fácil e qualificado. Consequentemente, possibilitam a conexão de fontes de dados para produção de relatórios automatizados, garantido a segurança e a qualidade das informações.

    Gostou? Compartilhe este artigo! E se houver alguma dúvida, fale conosco.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.