Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

O que é POWER BI e como pode beneficiar sua empresa

05/12/2018

Quando pensamos na gestão de uma empresa, logo nos vem à cabeça o diretor ou proprietário. Ao lado dele,  uma grande pilha de papeis e números à serem analisados. Essa cena ainda é realidade em várias companhias. Isso porque, a análise de relatórios e dados são essenciais dentro de uma companhia.

Examinando todas estas informações, finalmente o responsável pelo negócio consegue planejar ações. Desta maneira, pode tomar as melhores decisões e beneficiar sua companhia.

Mas você sabia que a pilha de papeis, os relatórios complexos e os grandes números podem ser compactados, resumidos e organizados facilmente em sua empresa? Isso é possível e proporcionado por uma tecnologia chamada Power BI.

O Power BI é um conjunto de ferramentas de Business Intelligence da Microsoft. Ele disponibiliza como produto final visualizações gráficas de informações de forma interativa para o usuário. O Power BI foi construído utilizando o conceito de self-service BI.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela pode contribuir para a sua empresa? Então continue sua leitura!

O que é Power BI?

Para organizações que buscam obter uma visão melhor de seus negócios. Para aqueles que desejam analisar a concorrência e clientes. Para os empresários que desejam manter um ritmo constante. Portanto, em todos estes casos, a solução Business Intelligence (BI) deve ser considerada.

O Power BI um conjunto de ferramentas que permite uma análise de dados em nuvem. Nele é possível criar relatórios, tabelas, gráficos e compartilhar dados de uma ampla variedade de fontes. Como por exemplo, dados de clientes, vendas ou internos. Com ele você consegue monitorar seu negócio através de diferentes fontes de dados, tudo consolidado em uma única página.

Consequentemente, os usuários podem atualizar, explorar e reutilizar dados de acordo com as permissões definidas pelos administradores.

Apesar de toda a tecnologia disponibilizada pelo BI, a  interface para os usuários na ferramenta é bastante intuitiva para todos que já são familiarizados com o Excel, por exemplo.  A integração do Power BI com outros produtos da Microsoft o torna uma ferramenta muito versátil e de fácil utilização. Sobretudo, sem deixar de ser um produto poderoso e maduro o suficiente para ser usado em sistemas corporativos e cenários complexos.

Os principais recursos do Power BI incluem:

  • Suporte à implantação híbrida: Fornece integração de ferramentas do Power BI a várias fontes de dados da Microsoft e outros fornecedores
  • Insights rápidos: Permite que os usuários criem subconjuntos de dados e automatizem a análise dessas informações
  • Integração com a Cortana: Esse recuso é popular em dispositivos móveis, permite consultar dados e acessar resultados usando Cortana, o assistente digital da Microsoft.
  • Personalização: Permite que os desenvolvedores alterem a aparência das ferramentas de visualização, relatórios e importem novas ferramentas para a plataforma.
  • APIs para integração: Fornece aos desenvolvedores código de amostra e APIs para incorporar o painel do Power BI em outros produtos de software.

Como o Power BI pode beneficiar a minha empresa?

Sua empresa ainda usa planilhas, e-mails e arquivos de banco de dados para compartilhar dados? Então o Power BI é a ferramenta certa para você!

O Power BI une todos os seus dados de sistemas diferentes (como o SharePoint, Google Analytics, Azure, Facebook, Quickbooks e muito mais) em um único lugar. Essa solução permite que todos em sua organização se concentrem nas métricas importantes para eles. Além disso, sem a necessidade de acessar várias pastas, diversas ferramentas e planilhas, facilitando assim a visualização de dados e resultados.

É comum que empresas, mesmos as pequenas, tenham mais de um sistema. O sistema contábil e fiscal e sistema de vendas e controle de estoque, por exemplo. Além dos sistemas de e-mail marketing, CRM, redes sociais e uma infinidade de outras ferramentas utilizadas no dia-a-dia.

Com tanta informação é importante que os gestores tenham acesso aos dados já consolidados e organizados. Desta maneira, eles podem tomar decisões baseadas em informações que transparecem a realidade da empresa. Ou seja, o papel do Business Intelligence é consolidar dados importantes da sua empresa. Essas informações são retiradas de diferentes fontes de dados, tornando as decisões tomadas pelos responsáveis seguras e garantindo o sucesso da organização.

Ficou interessado? Nós podemos ajudar!

A InfoWorker desenvolve projetos BI a partir de serviços na nuvem, como o PowerBI e o QlikView. A partir deles que os acesso à informação se tornam facilitados e qualificados. Consequentemente,  possibilitam a conexão de fontes de dados para produção de relatórios automatizados, garantido a segurança e a qualidade das informações.

Gostou? Compartilhe este artigo! Se houver alguma dúvida, fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *