Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

O que é Inteligência Artificial e onde é usada dentro das empresas?

07/02/2020

Saiba mais sobre a tecnologia autossuficiente que tem ganhado espaço no mundo corporativo

Se tem um termo que anda em alta nos blogs e portais de tecnologia é a tal da Inteligência Artificial. Mas o que exatamente é a IA? Diferente, até então, dos exemplos cinematográficos, esse tipo de tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

A Inteligência Artificial é, basicamente, um tipo de tecnologia que simula o processo humano de aprendizado, o que resulta em uma decisão. Essas ações são tomadas a partir de uma base de informações e de uma capacidade de prever resultados e respostas correspondentes.

Aquilo que parecia algo extremamente futurístico, na verdade já faz parte das rotinas. Com certeza você já conhece alguma marca ou empresa com atendimento por chatbots, que tiram dúvidas e resolvem problemas em questão de segundos.

Esse tipo de tecnologia é usada muitas vezes para substituir o trabalho feito por pessoas e para economizar tempo em atividades. Também é uma forma de automatizar operações e manter certa personalização nos atendimentos.

Confira a seguir algumas vantagens dessa tecnologia e como as empresas têm utilizado esse recurso.

Vantagens da Inteligência Artificial nos negócios

Uma coisa é inegável, a IA traz muito mais facilidade para a vida das pessoas e das organizações. Por exemplo, é difícil encontrar alguém que dirige e que não tenha o Waze no celular. Mas o que tem mudado na rotina das empresas?

Praticidade é um dos principais pontos de impacto dentro das organizações. Quando uma operação cheia de etapas e verificações é realizada por uma pessoa, ela costuma levar muito tempo. Com os recursos da Inteligência Artificial essa atividade pode ser realizada num tempo muito menor.

Um recurso de chatbot, por exemplo, economiza muito tempo no atendimento. Em vez de transferir uma ligação ou mensagem para várias pessoas e setores, esse tipo de atendimento utiliza uma base de informações e acaba realizando uma série de ações.

Outra vantagem para as empresas é o caráter competitivo da inovação. Abraçar essas tecnologias tende a deixar as empresas mais competitivas e com destaque perante a concorrência.

Podemos ver isso em exemplos como o da Magazine Luiza, que foi uma das pioneiras a introduzir a IA ao varejo no Brasil. Não demorou muito para a marca virar referência em inovação.

A IA também ajudou no desenvolvimento da logística 4.0. A evolução do setor combina tecnologias e dados da organização para otimizar as operações, economizar recursos e tomar decisões estratégicas.

Esses exemplos ajudam a entender o quanto as empresas podem ganhar com essas mudanças

Tecnologia para as corporações

Como falei anteriormente os chatbots são um ótimo recurso tecnológico para levar para empresas que trabalham com sistema de atendimento. Essa é uma das mudanças que as empresas podem levar para a rotina.

Também existem alguns recursos para agilizar o dia a dia no escritório. A Microsoft vem incorporando a inteligência artificial gradativamente aos aplicativos e softwares presentes em seu portfólio.

Office 365 é um dos ecossistemas da Microsoft que tem sido aperfeiçoado pela IA. Com diversos recursos para o mercado corporativo, o Office 365 é um ótimo sistema para implementar nas atividades da sua empresa.

A machine learning do Office 365 vem sendo utilizada até para aprimorar o processo criativo de alguns segmentos. Com capacidade que ultrapassa a cognição humana, o sistema processa várias informações para apontar diferentes perspectivas para serem exploradas.

Já existe até escritório de advocacia usando IA para auxiliar em processos. O Ross é o primeiro robô advogado criado com inteligência artificial. Seu sistema é baseado em um computador da IBM. Desde 2017 auxilia o escritório Baker & Hostetler, nos EUA, como pesquisador jurídico.

Esses são apenas alguns exemplos de como não há limites para o uso da IA nas corporações. Não fique de fora da evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *