Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    O que é a gestão de projetos e qual o papel da tecnologia?

    02/09/2021

    Qualquer empreendimento ou nova ação em uma empresa pode ser considerado um projeto. Seja uma marca de roupas que deseja iniciar uma nova linha ou uma construtora que está desenvolvendo um prédio, tudo isso é entendido como projeto.

    Diferente dos processos de rotina, que geram resultados frequentes e padronizados, os projetos tem um objetivo específico. Também são temporários, ou seja, têm um determinado período para ser desenvolvido e realizado.

    Todas essas atividades precisam de um planejamento para sair do papel e ser devidamente executado. Para isso, existem estratégias e ferramentas para auxiliar nessa execução.

    É aí que entra a Gestão de Projetos e a grande influência da tecnologia. Se você deseja conhecer as técnicas e ferramentas, confira a seguir.


    O que é a gestão de projetos?


    A gestão de projetos diz respeito às técnicas e conhecimentos necessários para traçar um plano e alcançar determinado propósito. Isso vai envolver planejamento, construção de uma metodologia e usar as ferramentas certas pra isso.

    Essa estratégia é aplicada para assegurar um resultado satisfatório do projeto. Isso quer dizer, garantir tanto que a empresa consiga cumprir as atividades, prazos e custos estabelecidos.

    O gerenciamento divide o trabalho em etapas, delineando todas as informações e ações envolvidas. Geralmente essas etapas são: iniciação; planejamento; execução; monitoramento; conclusão.

    Cada uma dessas etapas pode incluir diversos passos, dependendo de cada projeto e estratégia.


    O papel da tecnologia


    O gerenciamento, apesar de muito importante, pode ser desafiador, pois precisa ser aplicado corretamente.  Para isso, é necessário o conhecimento das técnicas certas, somado aos recursos adequados.

    É preciso usar ferramentas para tirar o projeto do papel e conseguir colocar cada etapa em prática. Esses recursos têm grande impacto na execução do que foi delimitado.

    As ferramentas da Microsoft são desenvolvidas pensando nas necessidades dos ambientes corporativos. Sendo assim, são projetadas para proporcionar mais organização, segurança, agilidade, produtividade, etc.

    O papel da tecnologia é auxiliar na operação da gestão de projetos, desde a formulação da estratégia até a mensuração dos resultados.

    Tecnologias como o Power BI, por exemplo, ajudam a tomar decisões pois apresentam uma série de dados sobre a empresa. O Sharepoint pode ser adequado às necessidades do projeto e ser usado para aprimorar a organização.

    Essas e outras tecnologias vão facilitar muito a execução do projeto. Para isso, é importante ter uma equipe capacitada para auxiliar na gestão de projetos.

    A InfoWorker tem a equipe e ferramentas certas para ajudar as empresas a fazerem uma gestão eficiente.  Confira os principais cases de sucesso da IW para conhecer quais eram os desafios e quais foram as soluções implementadas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.