Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Machine Learning nas empresas: o que é e como aplicar?

    31/03/2022
    Machine Learning nas empresas: o que é e como aplicar?

    Pensar em aplicar inteligência artificial nos dispositivos e sistemas de uma empresa era algo inimaginável há poucos anos. Porém, essa é uma realidade que cresce a cada dia em todas as esferas da vida.

    Novas funcionalidades que pareciam impossíveis, hoje são amplamente aplicadas pelas empresas. O Machine Learning foi uma das tecnologias que mais ganhou destaque como potencial de recurso empresarial para os próximos anos.

    Mas afinal, que recursos são esses e como eles podem ser aplicados nas operações empresariais? Para tirar essas e outras dúvidas, continue a leitura e saiba como aplicar essa tecnologia no seu negócio também.

    O que é e como funciona o Machine Learning?

    O Machine Learning é um braço da inteligência artificial. Em português o termo é traduzido como “aprendizado de máquina”. O nome é bem autoexplicativo e quer dizer que os dispositivos ou sistemas têm a capacidade de aprender a partir de bases de dados.

    Esses dados podem ser numéricos, imagens ou uma base de informações prévias, tendências, etc. A máquina passa a processar esses dados para antever comportamentos e se adaptar a eles, criando um processo de desenvolvimento constante.

    Os algoritmos do Machine Learning, diferente dos métodos tradicionais, são desenvolvidos para automatizar processos analíticos. Ou seja, o sistema é projetado para identificar e aprender padrões de forma independente.

    A ideia é que as máquinas e sistemas aprendam a realizar determinadas tarefas mesmo sem terem sido programadas pra isso. Essas operações podem ser realizadas com o mínimo de interação humana ou até mesmo sem nenhuma interação.

    Como o Machine Learning pode ser aplicado nas empresas?

    Mas e como isso funciona na prática? Apesar de parecer complexo, o Machine Learning pode ser aplicado em qualquer empresa.  Mas para funcionar é necessário ter uma base dados ampla das questões que serão processadas.

    Alguns sistemas podem ser usados para auxiliar nesse processo, como o Microsoft Power BI. Para isso, você vai precisar de uma prestadora de tecnologia para implementar esse tipo de sistema e ajudar seu negócio a usar o aprendizado de máquina.

    Esse tipo de tecnologia é a base da indústria 4.0 e já é usado há algum tempo em funções que fazem parte do nosso dia a dia. Um exemplo óbvio são os chatbots, em que as respostas são dadas pela máquina a partir de uma análise de possíveis problemas e soluções.

    Outro exemplo são os tradutores de texto. Esses softwares processam diversas informações em questão de segundos e apresentam respostas relacionadas à língua, à ortografia e expressões regionais. Essa tecnologia também é utilizada para fazer reconhecimento facial, pelo algoritmo das redes sociais e aplicativos de carona.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.