Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Inteligência Artificial e o futuro das empresas

25/10/2019

Não faz muito tempo que assistíamos a filmes que falavam de Inteligência Artificial como algo distante e inatingível, mas a cada dia que passa essa é uma realidade mais próxima. A tecnologia muda rápido, isso nós já sabemos.

Apesar da IA ainda não se parecer muito com o que víamos nas telas de cinema, ela já auxilia muitas atividades e vem transformando a realidade que vivemos. São robôs que ajudam nas tarefas domésticas, que auxiliam advogados e até robôs para treinamento de profissionais da saúde que já fazem parte do cenário atual.

A rotina das empresas também é influenciada pelos avanços tecnológicos. Cada vez mais recursos estão sendo implementados pelas fornecedoras de tecnologia para facilitar e melhorar os serviços dentro das instituições.

A automatização dos trabalhos não é mais um pensamento futurista, é o presente.

Os chatbots são exemplos de IA presente no dia a dia de todos. É só pensar em quantas empresas hoje usam o atendimento por aplicativos ou telefone que são feitos roboticamente.


Popularização da Inteligência Artificial


Desde o surgimento dos primeiros computadores, os fornecedores de tecnologia não param de desenvolver novas soluções que possam tornar a vida das pessoas mais prática. Quando pensamos no mundo corporativo a praticidade é ainda mais necessária.

E para trazer a realidade da IA para dentro das empresas, gigantes como a Microsoft e a IBM já estão criando soluções como o Azure Machine Learning e o IBM Watson respectivamente, para que qualquer empresa, mesmo as menores, consigam usar a inteligência artificial para ter ganhos de produtividade. É a popularização da IA.

A tendência é que os recursos de IA acabem fazendo parte da rotina profissional, assim como tecnologias como o Waze, Siri e outros recursos que usam a inteligência artificial e estão tão presentes na vida das pessoas que até já passam desapercebido.


Benefícios da IA para as empresas


A Microsoft tem incorporado o uso de inteligência artificial aos aplicativos e softwares presentes em seu portfólio. O Office 365 é um dos ecossistemas da Microsoft que tem sido aperfeiçoado pela IA.

Mas você pode estar pensando: o que a inteligência artificial tem a oferecer para a minha empresa? Com as inovações dos recursos tecnológicos utilizados pelas empresas também é possível inovar na forma de realizar certas atividades.

De fato, a inteligência artificial pode proporcionar mais velocidade e precisão em várias funções, mas a produtividade não é o único benefício. Quando pensamos em produtividade, em agilizar processos, logo pensamos em economia como resultado desse desempenho. Uma vantagem indireta desse suporte robótico é a economia de tempo, recursos e, até mesmo, de mão de obra.

Dentro da competitividade do mercado, é preciso conquistar muitos diferenciais para chegar ao topo. Todos esses aspectos, quando colocados juntos, resultam em uma imensa vantagem competitiva, aumentando as chances de continuar crescendo.

Quem não se adapta à tecnologia acaba tendo seu negócio engolido. Acompanhar os avanços é a única forma de sobreviver a essa realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *