Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Indústria 4.0: de que maneira o BI pode revolucionar a indústria?

17/12/2018

Nos últimos anos, o crescimento das ferramentas e sistemas tecnológicos vem impactando o mercado em geral. Mas de que maneira o BI pode revolucionar a indústria? Como o Business Intelligence pode influenciar transformações desde o chão de fábricas?

A tecnologia traz um impacto digno de uma revolução para o mercado. Traz inovação, atualizações e segurança para as empresas. Mas, as novas ferramentas e recursos tecnológicos também trazem exigências e novos modelos de negócios. E tudo começa na indústria. Quer saber como?

Confira!

O que é Indústria 4.0?

A indústria 4.0 surgiu com o objetivo de potencializar o trabalho do ser humano, por meio das tecnologias. Também chamada de quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um avanço dos sistemas de produção das fábricas. O conceito surgiu na Alemanha em 2012, e visa modernizar os processos por meio da evolução da tecnologia da informação (TI) e da engenharia.

Muitas pessoas ao ouvirem ou lerem este termo, logo imaginam robôs e sistemas de inteligência artificial dominando as fábricas (ou o mundo). Mas fique tranquilo! Como citamos, o objetivo da Indústria 4.0 é justamente auxiliar o ser humano.

São instalados sistemas nas máquinas, e por meio de sensores, os “robôs” conseguem fazer a leitura dos dados gerados. Podem determinar o dia certo para manutenção, programar pausas com segurança, realizar simulações e previsões. As informações são enviadas pela nuvem, e por isso facilita o acesso a todos os envolvidos no processo. Inclusive aqueles que estão no “chão de fábrica”.

Processos mais rápidos, seguros e com qualidade muito superior. Essas são características de empresas que já aplicaram a tecnologia em seus sistemas e em seu dia-a-dia.  Isso é possível devido ao acesso aos dados gerados.

Mas de onde vem esses dados? Quem os organiza e dá acesso às novas tecnologias? Podemos considerar que o Business Intelligence é uma das ferramentas essenciais para isso. Ela pode ser, e já está sendo, utilizada para isso pelas grandes indústrias. Desta maneira, elas são encaixadas entre as revolucionárias e parte da Indústria 4.0.

BI é realidade nas indústrias

O BI está sendo utilizado para obter todas essas informações rapidamente e para apresentá-las de uma maneira organizada e objetiva.  Ou seja, é por meio do Business Intelligence que uma empresa pode conectar dados de vários sistemas diferentes.

Os dados de estoque, produção, manutenção e financeiro certamente são registrados e armazenados em sistemas diferentes. Por meio do BI é possível uni-los, cruzar informações e gerar relatórios para análise. É neste momento que a tecnologia da indústria 4.0 e do BI se relacionam. Consequentemente, são ferramentas criadas para conversar uma com a outra, e ambas auxiliarem o ser humano nas tomadas de decisões, em sua segurança, qualidade e lucratividade.

O processo de implementação da indústria 4.0 no Brasil ainda está acontecendo. Mesmo esta revolução já sendo realidade para vários países desenvolvidos, os brasileiros ainda estão se adaptando às novidades.

Mesmo assim, o Business Intelligence já é realidade nas indústrias. Isso porque gestores, analistas e colaboradores em geral, já perceberam que sua rotina pode ser extremamente otimizada por meio de uma ferramenta tecnológica.

Se você ainda não sabe como o BI pode revolucionar sua indústria, sua empresa, seu negócio e sua rotina, nós separamos algumas maneiras para você entender.

Mais eficiência nas operações

Uma empresa que utiliza o Business Intelligence em sua organização, sem dúvidas, tem seu ritmo acelerado. Além dos processos acontecerem mais rápido, por conta da visualização fácil dos dados, as análises também são feitas com maior qualidade.

Digamos que no setor de RH da uma grande empresa é instalado o Power BI (ferramenta de BI da Microsoft). Chegou o dia de pagar as horas extras dos colaboradores. Ao invés do responsável acessar arquivo por arquivo de cada funcionário, o sistema de BI pode conectar todos os dados e gerar um relatório para o analista de RH. Mas já imaginou quanto tempo se economiza com este processo? Desta maneira, o responsável emitira pagamentos muito mais rápido e sem deixar ninguém para trás.

Em resumo, praticamente qualquer processo pode ser otimizado com o uso do BI, basta o gestor entender quais são suas necessidades.

Melhor gestão financeira

Com a ferramenta de BI, o gestor pode selecionar quais são as informações mais pertinentes e importantes para ele. A partir delas, são gerados automaticamente gráficos e novos dados. Assim, é possível que os lucros e perdas de todas as operações sejam analisados com maior agilidade e qualidade. Deixando todas as informações organizadas e disponibilizadas em um só dashboard, as situações se tornam mais claras. Desta maneira, as soluções para possíveis problemas também se tornam cada vez mais nítidas.

O ROI (retorno sobre o investimento) de cada ação também pode ser automaticamente calculado e disponibilizado, e com isso, pode ser acompanhado de perto pelo gestor, que verá se as ações da empresa estão tendo uma resposta positiva.

Mais segurança em suas decisões

Para muitos gestores é bem trabalhoso acompanhar informações de vários setores diferentes. Isso acontece, pois normalmente cada setor tem o seu sistema específico. Com uma ferramenta como o Power BI, por exemplo, o gestor tem a permissão para acompanhar os quadros de todos os setores. Em poucos cliques ele poderá analisar como estão os setores de compras, estoque, RH, comunicação, e também fazer comparações entre eles, cruzando os dados.

Assim, os gestores passam a ter uma capacidade analítica muito maior da companhia, e com isso é gerado um conhecimento mais assertivo de toda a comunicação da organização. Todos os indicadores de performance e resultados de cada setor podem ser acessados pelos gestores, desde que lhe sejam dadas as permissões durante as configurações da ferramenta.

Ou seja, com todas essas informações em mãos e com análises completas da situação da empresa, um gestor pode certamente ter mais segurança em suas decisões.

Logística bem aprimorada

Assim como os dados podem ser organizados e disponibilizados para o CEO da empresa, os colaboradores do setor de logística também podem criar suas próprias configurações e gerar as informações necessárias.

Com uma análise rápida de dados, as entregas podem ser feitas com maior precisão, qualidade e também com a agilidade necessária. Desta maneira, o registro das atividades por meio de uma ferramenta de BI pode auxiliar bastante na prevenção de riscos. Se todas as informações estiverem organizadas, se ganha tempo e se reduz custos nos processos de logística. Até mesmo o feedback dos clientes pode ser adicionado e acompanhado de perto com o Business Intelligence.

Qualificação e controle de estoque

A maioria das empresas já passou por algum problema com seus estoques. Seja a validade dos produtos, compras desnecessárias, armazenamento ou falta de registros. Já existem vários sistemas e softwares voltados para a organização destas informações, mas nem todos funcionam da maneira como esperado.

Mais uma vantagem do Business Intelligence nesta área das indústrias é a qualificação. A ferramenta pode analisar as informações para assim rastrear e controlar as matérias-primas, assim como seus lotes. Com o estoque controlado serão muito menores os riscos de enviar algum produto com problema para a linha de produção.

A empresa JCS Brasil foi uma das que já implementou o Power BI em sua rotina e qualificou os processos de estoque e logística.

Conclusão

Apenas uma ferramenta pode organizar e qualificar vários setores na indústria. A quarta revolução industrial já é uma realidade em todo o mundo. Onde ela ainda não é o presente, certamente é um futuro próximo.

Ficou interessado em saber mais sobre como o Business Intelligence pode auxiliar a sua empresa? A InfoWorker é especialista em encontrar soluções. Nós podemos descobrir, junto com você, qual é a maior necessidade da sua empresa hoje. Além de levar novas ferramentas, também ajudamos você a utilizar o que sua empresa já tem da maneira mais inteligente possível.

Fique à vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *