Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Home Office: sua empresa está preparada para essa realidade?

01/11/2019


As relações de trabalho vêm passando por várias transformações e o relacionamento entre as empresas e colaboradores não é mais o mesmo. Em vez de nadar contra a maré, os gestores podem se adaptar a essas mudanças e aproveitar os benefícios que essas novidades podem proporcionar.


O home office vêm se popularizando em vários segmentos e profissões como demonstração dos novos perfis de profissionais. Há pouco tempo era praticamente impossível pensar que as empresas precisariam se adequar para o trabalho em casa. Essa prática está sendo chamada de trabalho do futuro.


Além dos aspectos sociais, as novas tecnologias transformaram todas as áreas das pessoas, inclusive o mercado profissional. Os recursos tecnológicos facilitam a conexão entre os diversos setores de uma organização.


Também ficou mais fácil se relacionar com clientes, parceiros e fornecedores, tudo através da internet. Essa realidade vem flexibilizando as relações de trabalho. Isso não significa que com o home office o compromisso com a empresa é menor.


Para aplicar esse formato de trabalho na sua empresa será necessário fazer algumas mudanças, como adaptações tecnológicas para proporcionar a estrutura adequada para a operação em home office. Confira tudo que você precisa saber para aplicar esse sistema de trabalho ao seu negócio.


Nada de mitos, entenda como funciona


A dúvida de vários empresários e gestores é sobre a questão jurídica que envolve o teletrabalho e o que a legislação trabalhista diz sobre isso. Atualmente a CLT já reconhece o home office como modalidade de trabalho.


Na cidade de São Paulo, a Câmara Municipal já discute uma legislação específica para incentivar esse modelo. Grandes empresas e órgãos públicos já estão adotando o teletrabalho.


Outra preocupação é que o funcionário suma ou que não tenha o mesmo compromisso do que alguém que está presente todos os dias no escritório. A experiência tem mostrado que trabalhar em casa pode ser um grande motivador. Existem casos em que a produtividade tem aumentado, pois com essa liberdade as pessoas se sentem mais felizes em seus trabalhos. É o que reforça o relatório de 2015 da Society for Human Resource Management (SHRM), em que 53 por cento dos avaliados consideraram como “muito importante” para a satisfação no trabalho a flexibilidade para equilibrar as questões da vida pessoal com as questões de trabalho.


Toda a tecnologia que você vai precisar


Existem programas e softwares que dão suporte tanto à empresa quanto aos membros da equipe para o trabalho home office. O objetivo é disponibilizar a mesma estrutura para quem trabalha em casa e quem trabalha na sede da empresa.


Microsoft Teams é um espaço de trabalho virtual e compartilhado que permite que os membros da equipe trabalhem de qualquer lugar. O programa facilita a comunicação entre os colaboradores e também permite a cooperação em arquivos e tarefas.


O Teams está entre as ferramentas do Office 365 que promovem a integração de equipes em tarefas, projetos e também tornam possível essa nova configuração de trabalho. Além do Teams, outros aplicativos da Microsoft estabelecem essa conexão em outros aspectos, como o Sharepoint – software que promove a colaboração online de arquivos e tarefas – plataformas de computação em nuvem, chatbots, reconhecimento de vídeo, entre outros serviços para que as empresas desenvolvam suas soluções da melhor maneira.


Para adaptar sua empresa aos novos modelos de trabalho, use a tecnologia a seu favor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *