Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Gestão de contratos: entenda o que é e por que é tão importante

    10/06/2022
    Gestão de contratos: entenda o que é e por que é tão importante

    A InfoWorker conta com uma tecnologia completa para gestão de contratos

    A rotina de grandes empresas envolve gestão de contratos. Isso porque é extremamente comum que essas organizações tenham subsídios de outras instituições para grandes projetos.

    Nesse contexto, a gestão de contratos vai envolver as questões de performance financeira e operacional. O objetivo é reduzir riscos e possíveis problemas de negociação, além de garantir a eficiência da operação.

    É fundamental para as empresas ter um controle dos documentos contratuais e das obrigações legais estabelecidas, ou seja, fazer o famoso covenants. E fazer isso manualmente é praticamente impossível. Por isso, contar com uma tecnologia segura e eficiente para esse trabalho é muito importante.

    O IW Covenants é o sistema desenvolvido pela InfoWorker para gestão contratual. Mas o que exatamente é isso? Para entender melhor o que é e como funciona a gestão de contratos, continue a leitura.

    O que é gestão de contratos?

    Gestão de contratos nada mais é do que o conjunto de procedimentos e técnicas aplicados para controlar o fluxo de trabalho envolvendo o covenants. Esse procedimento pode ser aplicado durante todo processo, desde o momento da assinatura do documento até o fim da execução. Em alguns casos, a gestão pode começar durante a negociação das cláusulas e formalização dos documentos.

    Ou seja, a gestão auxiliará no controle das atividades antes do contrato, durante a execução e após a realização das atividades. Além disso, auxilia em questões jurídicas, financeiras e administrativas, colaborando com a preservação da boa fama das empresas.

    A gestão de contratos serve também como um guia para a empresa, indicando as ações necessárias para realizar os projetos, evitar atrasos e prejuízos financeiros. Também é uma ferramenta para assegurar o resultado acordado. Isso é, quando há um acordo, ambas as partes buscam determinado resultado e essa tecnologia veio para contribuir com esse processo.

    Por que a gestão de contratos é importante?

    A gestão de contratos é fundamental para a segurança jurídica e financeira de uma empresa. A partir da implementação de um sistema para gerenciar esses contratos de forma adequada, é possível alinhar as cláusulas e cumpri-las com organização e dentro dos prazos estabelecidos.

    Todo contrato tem dezenas – e, às vezes, centenas – de cláusulas, condições e prazos. Fazer uma gestão manual pode ser possível até certo ponto. No entanto, além de causar muita dor de cabeça, há grande risco de falha humana – quanto mais complexo o contrato, mais itens para serem monitorados e cumpridos.

    Além disso, há a questão do volume de contratos que precisam ser acompanhados, com clientes, fornecedores, colaboradores. Dependendo do porte da organização, é inviável fazer tudo de forma manual.

    Já com o IW Covenants, a tecnologia de gestão contratual da InfoWorker, a empresa tem o suporte do recurso para organizar, gerenciar e acompanhar todo o projeto. Dessa forma, é possível reduzir gastos desnecessários e ainda evitar prejuízos financeiros. Também contribui para aprimorar o processo das empresas, podendo, inclusive, ajudar a aumentar os lucros da companhia.

    Outro detalhe fundamental: a gestão de contratos tem um papel muito importante para preservar a imagem e a credibilidade da corporação.

    Como fazer a gestão de contratos?

    É importante entender que existe fluxo envolvido nos projetos. Isso é: as atividades, pessoas, prazos e orçamentos estão sujeitos a uma temporalidade e uma ordem de ações que podem ser organizadas e definidas através do software de gestão.

    O IW Covenants é um sistema desenvolvido para facilitar a gestão contratual das empresas. Nele é possível cadastrar todos os contratos e obrigações legais da organização, além de dividir em várias tarefas e responsáveis pela execução. O recurso também cria alertas para que nada seja esquecido, além de gerar relatórios para acompanhar a evolução do projeto.

    Nele é possível criar alertas de descumprimento e atrasos, determinar uma periodicidade para recriar as atividades. E você pode testar essa tecnologia por 30 dias grátis entrando em contato com a InfoWorker.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.