Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    ESG: entenda a relação entre a tecnologia e governança corporativa

    15/03/2023
    ESG e tecnologia

    Responsabilidade social e ambiental estão entre as principais pautas das corporações nos últimos anos. Com a popularização do conceito de ESG e dos debates sobre o impacto da indústria na sociedade e no planeta, surge a necessidade de que o papel das corporações seja ainda mais ativo nessas questões.  

    Paralelo a isso, os avanços da tecnologia vêm possibilitando mais agilidade às empresas e novos recursos que podem contribuir com um mercado mais sustentável. Apesar do que se pode pensar, isso não compromete o aspecto financeiro.  

    Na verdade, a ideia é que a governança corporativa e a contribuição para questões ambientais se tornem uma vantagem competitiva para as empresas. Já a tecnologia tem o papel de otimizar o potencial sustentável e de governança do mercado. 

    Antes de entender como se dá a influência da tecnologia, vamos entender o que é ESG e quais seus desdobramentos. Confira a seguir. 

    O que é ESG? 

    O conceito ESG vem da sigla em inglês “environmental, social and governance”, que em português quer dizer ambiental, social e governança. Trata-se de um princípio que está cada vez mais presente no ambiente empresarial.  

    O termo surgiu há 19 anos no relatório “Who cares wins” (“Ganha quem se importa”), como uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A apresentação do conceito ESG levou instituições financeiras de nove países, incluindo o Brasil, a criarem uma série de orientações que incluíam questões de ESG na gestão das empresas.  

    Com isso, investimentos e pesquisas relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança foram incluídas na estratégia dos negócios. A partir disso, o ESG passou a ser um critério para mensurar o engajamento em questões como a diminuição do impacto de seus projetos no meio ambiente e na sociedade.  

    Com a adoção da cultura ESG, a expectativa é que seja possível criar mercados mais sustentáveis. Dessa forma, as empresas passam a adotar práticas no ambiente corporativo, incluindo o fator econômico e a gestão de riscos. 

    Papel da tecnologia nesse contexto 

    Quando falamos entre a relação de tecnologia e ESG, estamos, inevitavelmente, falando de uma relação B2B. Ou seja, de recursos desenvolvidos para as corporações, buscando o melhor desempenho na rotina empresarial. 

    De maneira prática, são as ferramentas e sistemas que ajudam, por exemplo, a reduzir o desperdício de insumos, o consumo de energia, ou até, possibilitam o reaproveitamento de determinados recursos.  

    Nesse sentido, podemos olhar para soluções como o Power BI, que proporciona uma visão detalhada e estratégica das operações de uma empresa. Do mesmo modo, recursos como o Microsoft Sharepoint auxiliam na gestão eletrônica de documentos, diminuindo significativamente o uso de papel. 

    Tecnologias como big data, inteligência artificial, 5G e outros recursos vêm para aprimorar os processos empresariais e industriais. Além de agilidade, essas novidades devem ser ferramentas para gerar melhorias para a sociedade e para o planeta. 

    As possibilidades são inesgotáveis. Mesmo assim, esse deve ser um dos principais desafios do mercado de tecnologia nos próximos anos.  Mais do que resultados financeiros, o ESG deve ser uma das prioridades do setor de tecnologia. 

    E o seu negócio, está se adaptando ao ESG? Conheças as soluções da InfoWorker e saiba como podemos ajudar a sua empresa a aprimorar seus processos.