Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Entenda como a tecnologia pode auxiliar na análise de dados

10/12/2018

O uso da tecnologia pode auxiliar, e muito, você durante sua análise de dados.  Em qualquer empresa, a tomada de decisões é uma responsabilidade que deve ser embasada em uma estratégia.  As ações devem alinhar as necessidades de todos os setores, seja ele financeira, comercial ou de marketing.

Independente de qual seja a decisão a ser tomada. O fato é que todo bom gestor deve analisar dados e conectar as informações da empresa, para desta maneira, chegar às conclusões.

Você é o sócio, administrador ou colaborador de uma empresa? Mas não aguenta mais passar hora analisando vários papéis, vários arquivos e documentos diferentes?  Hoje vamos te mostrar como a tecnologia pode te auxiliar nesta missão que, até então, lhe parece tão trabalhosa.

Confira!

O que é Business Intelligence?

O processo de tomada de decisão dos gestores de uma empresa pode ser facilitado, acelerado e melhor qualificado com o auxílio do Business Intelligence (BI). O termo em inglês significa Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócios. E é exatamente isso que ele faz, torna os processos dentro de uma empresa muito mais inteligentes.

O Business Intelligence se refere aos processos de coleta, organização, análise e compartilhamento de todas as informações para os gestores de uma empresa. Ou seja, é por meio da tecnologia proporcionada pelo BI, que todos os envolvidos nas análises de dados podem ser beneficiados.

O uso de softwares que apresentam e organizam as informações em um só quadro, ou dashboard, tem se popularizado. Mas apenas reunir os dados não é o suficiente, é preciso compreendê-los. Para isso, a Microsoft criou um pacote de ferramentas, chamado Power BI.

 

Muito além da análise de dados

O Power BI foi criado com o objetivo de conectar várias fontes de dados. Além de simplificar a apresentação deles para os colaboradores de empresas. Portanto, com o Power BI, é possível conectar vários sistemas diferentes e cruzar informações. Um sistema financeiro, o sistema para a equipe de comercial e um sistema para compras, por  exemplo.

Em resumo, esta tecnologia pode auxiliar na análise de dados, por permitir ser aplicada para definir indicadores para o seu negócio. Ou seja, elaborando metas e limites para os processos.

Caso a sua equipe de comercial tenha uma meta de vendas ou o financeiro tenha um limite de gastos, ambos podem ser pré-definidos no sistema. Essas informações serão incluídas na análise dos dados.

Além disso, também é possível criar relatórios e apresentações para sua equipe, simplificando acessos, análises e mantendo os dados seguros.

Consequentemente, com as informações organizadas e apresentadas de uma forma clara, se torna muito mais fácil para o gestor e todos os colaboradores enxergarem os problemas e as vantagens da empresa. De acordo com a análise, serão elaboradas novas estratégias de sucesso.

Transforme dados em estratégias

Sua equipe tem utilizado a tecnologia para desenvolver estratégias?
Criar planilhas ou utilizar aplicativos de organização para gerenciar tarefas pode parecer suficiente. Mas a tecnologia vai muito além. Isso porque, estes são recursos limitados e não foram pensados exclusivamente para você.

A maior estratégia que um gestor pode desenvolver para sua empresa, é entender o que ela precisa. Em um software de Business Intelligence, como o Power BI, é possível configurar cada etapa, cada dado e cada análise de uma maneira personalizada. Se a sua empresa é de acessórios femininos, por exemplo, e a equipe de vendas quer realizar uma comparação entre a quantidade de pessoas que comprou brincos e as pessoas que compraram colares, é possível.

O gerente de RH pode cadastrar todos os funcionários, seus salários, benefícios, horas trabalhadas e etc. Desta maneira, quem analisar os dados poderá concluir qual a média salarial da empresa, média de funcionários com muitas horas em banco, entre tantos outros recursos.

Com a tecnologia é possível transformar dados complexos, em gráficos de simples compreensão e chegar à conclusões e tomadas de decisão cada vez mais rápidas e certeiras.

Ficou interessado? Nós podemos te ajudar!

A InfoWorker trabalha para facilitar e qualificar o acesso à informações em sua empresa. Nós desenvolvemos projetos personalizados de acordo com as necessidades do seu negócio e de seus colaboradores.

Somos especialistas em Business Intelligence e nosso objetivo é conectar todas as fontes de dados e otimizar sua rotina. Tudo isso de uma maneira rápida, segura e claro, mantendo a qualidade.

Gostou? Compartilhe este artigo! Se houver alguma dúvida, fale conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *