Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Devo migrar aplicativos .NET Framework para .NET 5?

    23/04/2021
    Devo migrar aplicativos .NET Framework para .NET 5?

    Entenda o que considerar nessa decisão

    No segundo semestre de 2020 a Microsoft liberou a nova atualização do .NET Core, o .NET 5. Isso quer dizer que a plataforma traz novos recursos, recebeu melhorias e mudanças para solucionar certas lacunas no sistema e atender as tendências do mercado.

    Vale destacar que a nova versão da plataforma .Net da Microsoft é uma continuação do .Net Core e que o .Net Framework foi descontinuado.  A gigante de tecnologia anunciou a mudança em 2019 e foi em 2020 que a transição foi realizada.

    Basicamente, a Microsoft unificou as plataformas de desenvolvimento de software de código aberto. A .NET 5 terá as mesmas vantagens que o .Net Core, mas com novas atualizações e funcionalidades.

    Mas será que é necessário migrar os aplicativos da sua empresa? É normal que quando saia uma nova versão ou atualização de alguma tecnologia, todos corram para obter a novidade. Porém, nesse caso vai depender do tamanho e da necessidade da empresa e do projeto.

    Por isso, hoje falamos sobre alguns pontos que você precisa saber antes de decidir se vai ou não migrar. Confira a seguir.


    Casos em que migrar não é uma urgência


    Manter-se atualizado é um ponto importante para toda empresa, mas é necessário ser realista sobre as prioridades do negócio. Sendo assim, se sua empresa deseja se atualizar, mas está com o orçamento apertado, a mudança pode esperar.


    Outro ponto que precisa ser considerado é se a equipe que vai realizar a mudança tem experiência com aplicações em .NET Core. Isso representa uma grande mudança e pode apresentar alguns desafios. Então antes de mudar, certifique-se de que a equipe de tecnologia está preparada.


    Em caso de projetos que não são atualizados há muito tempo, ou não tem a necessidade ou pretensão de ampliar as funcionalidades, essa mudança também não é urgente.


    Vantagens de migrar aplicativos e projetos


    Uma das muitas vantagens da migração entre essas plataformas é a redução de custos. Isso porque com o .NET 5 é possível economizar com servidores e serviços. Essa nova versão é compatível com plataformas de sistema Linux. Isso quer dizer que é possível migrar para uma plataforma segura, com um bom desempenho e que seja gratuita.


    Além disso, é importante considerar que desde o ano passado não há mais suporte para versões antigas do .NET Framework. Também não há mais atualizações dos formulários da Web. Isso quer dizer que a manutenção dos projetos construídos em versões antigas irá sair mais caro.


    Outra vantagem de migrar são as funcionalidades e melhorias do .NET 5. Isso vai melhorar muito o desempenho do projeto e evitar possíveis problemas no futuro, caso o .Net Framework não consiga suprir a necessidade. 


    A implementação com .Net 5 também deve otimizar os resultados da aplicação. No caso do desenvolvimento de novos projetos, a melhor escolha é o .Net 5, considerando as atualizações e recursos, além da posição da Microsoft com relação ao suporte.


    Está pensando em migrar seu projeto ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a InfoWorker e vamos conversar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.