Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Desenvolver uma solução ou customizar um software?

    27/10/2022
    Quando o assunto é tecnologia, existem diversas possibilidades e caminhos que um gestor pode escolher para sua empresa. Mas a questão é: qual a melhor opção para melhorar processos internos? Desenvolver ou customizar?


    Saiba qual a melhor opção para o seu negócio 


    Quando o assunto é tecnologia, existem diversas possibilidades e caminhos que um gestor pode escolher para sua empresa. Mas a questão é: qual a melhor opção para melhorar processos internos? Desenvolver ou customizar?


    É possível aplicar as duas possibilidades para implementar soluções de organização, armazenamento e processamento de dados, recursos de comunicação e outras necessidades que a organização possa ter. A escolha adequada vai depender muito das demandas internas da empresa.


    Para ajudar a sua empresa nessa decisão, separamos alguns pontos importantes nesse processo. Lembre-se que esse é um investimento importante e que terá um grande impacto na estratégia do seu negócio.


    Desenvolver ou customizar?


    Tomar essa decisão envolve muitos pontos estratégicos. Um deles é a questão do investimento. Desenvolver uma solução do zero pode ser consideravelmente mais cara do que a customização. É claro que no caso de grandes empresas o budget não costuma ser um problema, o que aumenta as alternativas.


    O tempo é uma outra questão a ser considerada, pois isso deve fazer parte da estratégia. Quando pensamos em customização, a empresa pode contar com um certo nível de atualizações automáticas. Ainda assim, é necessário que uma equipe de TI faça adaptações ocasionais, sempre aprimorando o recurso.


    Já no caso de uma solução desenvolvida, apesar de permitir uma vida útil maior, ainda assim precisará de atualizações. Por conta disso, será necessário investir em uma equipe de suporte para fazer a manutenção constante da tecnologia.


    Esses são só alguns exemplos de pontos que impactam na decisão. Mas, de forma prática, para saber qual a solução ideal é essencial entender as diferenças entre elas e, principalmente, entender as necessidades da sua empresa.


    Qual a diferença entre elas?


    Basicamente, a principal diferença entre esses dois modelos é que um deles é construído com base em necessidades específicas, enquanto o outro atende a necessidades gerais. 


    Por exemplo, se a necessidade do seu negócio é similar a de outras empresas, isso quer dizer que adquirir a licença de um software e customizar de acordo com as particularidades do seu negócio pode ser suficiente. Digamos que o seu negócio precise de um sistema de comunicação entre os colaboradores. Nesse caso, pegar uma tecnologia pronta e adaptar às características da sua empresa resolve o problema.


    Por outro lado, vamos supor que a sua empresa tenha um grande número de unidades, com bom volume de intercâmbio de estoque entre elas. Nesse caso, sua empresa precisa de um sistema que registre o limite de cada estoque, das entradas e saídas, demandas e valores em equipamentos estocados, entre outras coisas. Então, provavelmente seja necessário desenvolver uma tecnologia específica que atenda exatamente as necessidades do negócio.


    Ainda precisa de ajuda para decidir? A InfoWorker conta com um serviço de consultoria que vai auxiliar nessa definição. Além disso, os profissionais da equipe IW são especialistas em soluções empresariais. Seja para customizar ou desenvolver uma nova tecnologia, a IW pode ajudar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *