Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Conheça os desafios tecnológicos mais atuais dentro das empresas

    17/05/2022
    Conheça os desafios tecnológicos mais atuais dentro das empresas

    A indústria e o mercado corporativo estão passando por diversas mudanças. Isso tanto na questão do comportamento dos colaboradores quanto no funcionamento do mercado.

    Um dos motivos é a mudança histórica na indústria, marcada pela tecnologia e automatização, chamada de Indústria 4.0. Isso exige que as empresas implementem novas estratégias para atender os fluxos de trabalho, com as inovações tecnológicas fazendo parte desse processo.

    Além disso, viemos de dois anos de uma transição forçada para um novo modelo de trabalho. Sem contar as questões econômicas, emocionais e comportamentais. Tudo isso também vêm influenciando os negócios e os métodos de trabalho.

    Com as ferramentas certas é possível atingir mais produtividade e rentabilidade em seu negócio nesse momento. A seguir destacamos alguns desafios tecnológicos que as empresas têm encarado e as soluções que a InfoWorker oferece para o seu negócio.

    Teletrabalho e dinâmica de equipe

    As empresas e colaboradores migraram para o home office ou para o sistema híbrido e perceberam diversas possibilidades e benefícios desses modelos. Muitos, inclusive, optaram por não voltar ao presencial, principalmente após a formalização legal do teletrabalho.

    Porém, nem tudo são flores. Essas modalidades podem ser um tiro no pé se a empresa e trabalhadores não desenvolverem estratégias de organização, gestão de tempo, comunicação, entre outros. Fica fácil perder o controle da jornada de trabalho e acabar trabalhando demais, ou de repente perceber que algum projeto passou desapercebido por falta de comunicação.

    Nossa dica de ouro para empresas que aderiram permanentemente aos novos modelos é: fazer o BPM (Business Process Management) para estudar e formular um fluxo de trabalho e metodologias sustentáveis; aderir à comunicação via Microsoft Teams e realizar a gestão eletrônica de documentos e projetos através do Sharepoint.

    Proteção de dados e LGPD

    As fraudes, ciberataques e golpes virtuais financeiros não são mais uma novidade. Essas situações aumentam a cada dia e tanto as empresas quanto as pessoas têm tido sérios prejuízos financeiros.

    Também existem as empresas que ainda não se adequaram às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. Isso cria uma grande vulnerabilidade nos negócios, pois ficam sujeitos a possíveis ataques, investigações e processos envolvendo essa questão.

    Nossa sugestão para os empresários é implementar as tecnologias que fazem parte do Office 365. Isso porque os sistemas que fazem parte desse grupo de soluções estão completamente adequados à LGPD, além de oferecerem uma segurança nível Microsoft.

    Automatização e integração

    Outro desafio muito atual é a integração e automatização no dia a dia. Essa é uma questão mais comum nas startups e empresas mais inovadoras. Elas acabam optando por implementar recursos como reconhecimento facial, comando de voz e uso de IoT (em português, internet das coisas).

    Para essas empresas, a orientação é de sempre fazer uma consultoria com a nossa equipe para um planejamento de integração. A ideia é fazer com que os sistemas já existentes e as novidades que serão implementadas conversem entre si.

    Quanto à automação, uma prática que vem sendo bastante utilizada é a de automatizar processos repetitivos utilizando os chamados “robôs”. Eles têm a função executar tarefas que antes eram realizadas pelos colaboradores, mas que podem ser automatizadas utilizando a tecnologia de RPA. A InfoWorker pode ajudar sua empresa no planejamento e no desenvolvimento de RPAs.

    Claro que todas essas questões são desafiadoras e as mudanças têm acontecido rápido. Mas não deixe isso amedrontar você! E se precisar de ajuda, entre em contato com a InfoWorker.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.