Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Conheça os 5 principais problemas de tecnologia nas empresas

19/11/2019


A tecnologia se tornou um dos principais pilares do mundo corporativo. Seja para agilizar reuniões a distância e auxiliar na gestão de projetos, para transmitir informações ou protegê-las, a tecnologia está profundamente envolvida nas rotinas empresariais.  


O principal objetivo de se investir nesse tipo de recurso é acelerar a rotina interna e ganhar eficiência. Mas esse não é o único benefício que acompanha a implementação de softwares: mais segurança, agilidade, sem falar nas oportunidades que só podem ser identificadas e aproveitadas graças ao auxílio que determinados programas podem proporcionar 


Da mesma forma que os apps de comida e de carona auxiliam a vida dos cidadãos em tarefas básicas do dia a dia, os recursos de TI também transformam para melhor a rotina de uma empresa.  


E mesmo com tantos avanços, nenhuma empresa é perfeita e sempre existem áreas que precisam de melhorias. Confira a seguir os principais problemas de tecnologia que as empresas enfrentam diariamente e saiba como solucioná-los. 



1 – Sistemas incompatíveis com os objetivos da empresa 


É comum que a maioria das empresas utilize algum nível de assistência tecnológica para os clientes, algumas com menos e outras com mais recursos. Seja atendimento por WhatsApp ou chatbot, a tecnologia está envolvida nos negócios. 


Às vezes o problema não está relacionado com a quantidade de softwares e programas, mas com as funções que eles realizam. Mais importante que quantidade é ter os sistemas adequados para cada atividade, de acordo com o objetivo da empresa.  


Não adianta ter um programa para combinar dados se o objetivo é uma comunicação mais rápida com os clientes. Existe uma solução correta para cada demanda dentro de uma empresa. 



2 – Softwares e hardwares desatualizados 


Esse é um problema que interfere muito na produtividade. É importante lembrar que toda tecnologia, seja equipamento ou sistema, tem uma vida útil. Por isso é necessário acompanhar as atualizações para manter tudo em dia e funcionando. 


Com o tempo, os softwares e hardwares vão sendo superados pelas atualizações e se tornando obsoletos. Acompanhar as evoluções é a única forma de evitar esse problema.  



3 – Falha de segurança 


Uma das principais funções da tecnologia dentro de uma empresa é a segurança. Proteger dados, arquivos, documentos e informações de usuários só é possível com o auxílio da tecnologia. 


Mesmo assim, ainda existem falhas de segurança que podem acontecer e causar muitos estragos. O vazamento de informações é a falha mais comum nas instituições e precisa ser combatido com estratégias de proteção.  


Criptografia, camadas de autenticação e outras técnicas de segurança devem ser implementadas para garantir a proteção que a empresa precisa. 



4 – Falta de preparo técnico 


Um caso comum também é a falta de preparo para gerir as ferramentas. Nesse caso, não é um problema de recursos, mas sim um déficit de conhecimento na equipe.  


Além dos sistemas apropriados são necessárias pessoas para operar os programas e fazer o uso da forma correta. Por isso a IW oferece treinamento aos clientes para orientá-los a operar da melhor forma as soluções implementadas. 



5 – Backup inexistente ou ineficaz 


O backup é um recurso muito eficiente tanto para pessoas como para as empresas. O problema é que nem todo mundo realiza esse procedimento de segurança com certa periodicidade. 


Para evitar a perda de informações e arquivos importantes são realizadas essas cópias de segurança. Em caso de falhas no equipamento, invasões de hacker, roubo ou qualquer outra situação que possa comprometer a integridade das informações, o backup pode ser usado para restaurar aquele conteúdo.  


Se o backup não é feito da forma correta, pode ter informações desatualizadas ou corrompidas, impedindo a recuperação dos arquivos. Por isso é importante usar os serviços de nuvem que possibilitam realizar backups periodicamente e ainda costumam trazer outros benefícios como a flexibilidade e a segurança, além de um bom custo benefício ao permitir que o contratante pague somente pelo que foi utilizado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *