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Comunicação empresarial interna: como fazer a sua

18/02/2019

É comum que as empresas invistam em uma comunicação forte com seus clientes ou público-alvo. Seja por meio de anúncios, redes sociais ou até mesmo eventos.

Mas, a comunicação empresarial interna é tão importante quanto a externa. E muitas empresas ainda não sabem qual é a melhor forma de organizar e colocar esta comunicação em prática.

Por isso, a InfoWorker traz mais informações para que você, seu gestor e sua equipe descubram como fazer uma comunicação interna de qualidade, e claro, com o auxílio da tecnologia. Boa leitura!

 

Para que serve a comunicação interna?

Para que a comunicação externa, as vendas e a imagem da empresa sejam realizadas e apresentadas da melhor maneira para o público, é essencial que a comunicação interna esteja alinhada. Desta maneira, a comunicação empresarial poderá ser trabalhada como um todo.

Mas o que é comunicação interna? Resumidamente é um conjunto de ações que tem como objetivo facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma instituição.

Em momentos de crise, por exemplo, é a comunicação de dentro da empresa que poderá salvá-la. Isso porque, independente do diálogo ser feito de uma forma vertical (dos líderes para os colaboradores), ou vice-versa, é a ponte da comunicação que leva o alinhamento de ideias e objetivos.

É essencial que todos os colaboradores da empresa tenham acesso a informações que envolvem os resultados. Por exemplo, é necessário que eles estejam alinhados sobre os objetivos de venda, crescimento, desenvolvimento, projetos e etc.

Pois é sabendo disso, que os funcionários conseguem entender a melhor maneira de trabalharem e ajudarem na conquista destes objetivos. Assim, o desempenho gera resultados.

 

Soluções da tecnologia para a comunicação

E a tecnologia, pode ajudar? A resposta é sim. Na grande maioria das empresas, o que prejudica a comunicação interna é a falta de um canal oficial dedicado a isso. Entre reuniões de equipes e recados no mural dos corredores, é necessário que os funcionários tenham um lugar específico para buscar informações sobre a empresa, sua rotina e até mesmo as novidades.

Como citamos, a principal ação para realizar uma comunicação interna é a transmissão de mensagens, ou seja, de informações. Com o uso da tecnologia, este compartilhamento pode se tornar mais rápido e canalizado.

Para que todos os setores se mantenham atualizados sobre as atividades e objetivos uns dos outros, o Sharepoint pode ser uma ótima solução. Esta ferramenta da Microsoft pode ser utilizada de várias maneiras como portal corporativo, intranet, extranet, ambiente de gestão de informações, projetos, fluxos de trabalho e equipes.

Entre as opções, o gestor pode personalizar o uso da ferramenta de acordo com as necessidades da comunicação interna de sua empresa. Uma das vantagens do Sharepoint é que ele faz parte do Office 365 da Microsoft. Ou seja, as empresas que têm a versão mais completa do pacote podem sincronizar o uso do Sharepoint com demais ferramentas, como Word, PowerPoint, Yammer, Teams e etc.

Independente da versão escolhida pela empresa, todas podem ser utilizadas sem a necessidade de baixar e instalar sistemas nos computadores. Isso porque, o Microsoft Sharepoint é um ambiente virtual. Uma boa notícia para os funcionários que trabalham remotamente.

 

Trabalho remoto é tendência

De acordo com uma pesquisa do Portal TD, o futuro do trabalho é remoto. Em 2019, quase 35% dos profissionais pretendem trabalhar a distância ou solicitar esse tipo de trabalho em suas empresas. Ou seja, mais uma vantagem de se ter uma comunicação interna conectada à tecnologia.

Indiferente de onde os colaboradores estejam todos têm acesso às informações. Todos podem compartilhar, conversar e gerar resultados para a empresa.

A InfoWorker é parceira da Microsoft e nosso objetivo é entender a necessidade do seu negócio. Para cada empresa, uma solução diferente. Se você entendeu a importância da comunicação interna e deseja implementá-la com o auxílio da tecnologia, fale com a gente!

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