Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Como usar a gameficação dentro da empresa?

    25/01/2022
    Como usar a gameficação dentro da empresa?

    Entenda porque investir nessa ideia e como colocá-la em prática

    A gameficação é uma tendência crescente no mercado corporativo e tem sido usada para inovar a estratégia de capacitação de pessoal, apesar de não se limitar apenas a essa função. Esse também é um método eficiente para fixar a cultura empresarial na mentalidade da equipe ou mensurar resultados.

    Mas você sabe como usar a gameficação de forma eficiente dentro da empresa? Hoje vamos esclarecer essas dúvidas.

    O que é gamificação?

    Traduzido do inglês, o termo gamification, gameficação, significa usar recursos dos jogos para apresentar conteúdos. A ideia é transmitir as informações de forma dinâmica, interativa e imersiva, de uma maneira que seja possível tirar os profissionais de um lugar de receptores de informação e colocá-los num papel ativo no processo de aprendizado.

    De forma prática, são desenvolvidos jogos específicos para que os colaboradores possam combinar técnicas e temáticas, aliando a tudo isso a interação dos games.

    Princípios da gameficação

    Para ter resultados relevantes, a técnica deve ser desenvolvida e implementada seguindo alguns princípios. Esses fundamentos são essenciais no processo de gameficação.

    O ambiente da atividade deve ser imersivo e deve ser visualmente atrativo. Isso é essencial para incentivar o envolvimento dos colaboradores. Outro princípio é o estabelecimento de regras, como em qualquer outro jogo. Essas regras precisam ser claras para que cada desafio, fase e resultados sejam realizados da forma certa.

    Além disso, é necessário que haja um pensamento que envolva todo o jogo. Esse é um dos pontos mais importantes e que vai definir a construção dos desafios. É necessário transformar um conceito em tarefas práticas.

    E ainda é necessário que o jogo seja motivador para despertar as habilidades desejadas nos participantes. Colaboração, resolução de problemas e trabalho em equipe são alguns exemplos.

    Seguindo esses fundamentos, ficará mais fácil para os colaboradores entenderem o objetivo proposto e absorverem seus conceitos para o dia a dia.

    Como aplicar

    O treinamento de equipe é uma estratégia adotada por grandes empresas para capacitar ou aprimorar o desempenho dos colaboradores. Isso não se refere apenas a treinar novos integrantes, mas sim ao aperfeiçoamento de todo o time.

    Ou seja, para melhorar o desemprenho e os resultados, a empresa investe na capacitação dos colaboradores. Dessa forma o negócio evolui juntamente com o funcionário. E a gameficação veio para auxiliar as empresas nesse processo.

    Além disso, a gameficação, por ser um método imersivo, pode ser usado também para transmitir o pensamento institucional sobre alguns temas. A proteção de dados, por exemplo, é um assunto que precisa ser trabalhado na mentalidade dos colaboradores. Esse e outros temas podem ser trabalhados através dos games institucionais.

    O que você talvez não saiba sobre gamificação

    A gameficação também pode ser aplicada no desenvolvimento de softwares. Nesse caso, a técnica é usada a fim de engajar diariamente os colaboradores. O conceito de recompensas dos jogos pode ser usado para incentivar a utilização de uma ferramenta, ou até mesmo para seguirem processos que garantam a qualidade e a produtividade no dia a dia do trabalho. Essas recompensas podem ser uma moeda digital da própria empresa, uma forma de ganhar pontos, por exemplo, para trocar por produtos, viagens, dentre outras coisas.

    Vale ressaltar que as possibilidades da gameficação são infinitas. Mesmo processos complexos e até mesmo entediantes do dia a dia da empresa podem ganhar um nível de descontração que os torne mais prazerosos, sem deixar de serem levados a sério.

    Quer inovar na gestão dos processos internos da sua empresa? Entre em contato para marcar um horário e saber mais sobre as inúmeras possibilidades dessa no seu negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.