Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Como saber se sua empresa precisa de uma atualização tecnológica?

30/07/2020

Aprenda a identificar os tipos de mudanças que seu negócio precisa


Cada dia mais a necessidade de tecnologia nas empresas aumenta. Independente do tamanho do seu negócio, ele precisa de recursos tecnológicos em algum nível. E em muitos casos, mesmo quando há esse investimento, as atualizações são necessárias.


O uso da tecnologia em uma empresa pode ser determinante em vários aspectos. Produtividade, economia financeira, competitividade de mercado são apenas alguns dos pontos afetados pelo nível de envolvimento com a tecnologia.


Uma empresa que não fez nenhum tipo mudança para a realidade digital, está praticamente presa na pré-história. Já aquelas que fizeram esse movimento, mas que não têm acompanhado a evolução, correm o risco de ficar obsoletas.


Para dar o próximo passo e identificar se sua empresa precisa de mais recursos, é preciso abrir mão de alguns comportamentos que sabotam seu negócio. A primeira delas é a mentalidade de redução de custos em todas as áreas. Isso pode afetar as áreas estratégicas do seu negócio.


Outra ideia que precisa ser extinguida é a desconfiança com relação à tecnologia. Por isso é importante pesquisar e entender sobre as soluções em que se pretende investir.


Depois de abrir mão desses equívocos, é hora de identificar os sinais de que uma mudança digital precisa ser feita. Confira a seguir alguns pontos que evidenciam a necessidade de mais tecnologia.


Ineficiência no atendimento


O atendimento tem várias etapas e abrange várias áreas. Tem sim o sentido de contato inicial com o cliente, mas vai muito além. O atendimento está diretamente ligado ao sucesso de um negócio.


Seja através do contato direto com o cliente, da solução de problemas ou do comprometimento com o cumprimento de prazos, tudo está ligado ao atendimento. Se há problemas nesse quesito, é um sinal de que seu negócio está em apuros e precisa da ajuda da tecnologia. Essa ajuda pode se refletir desde a triagem nos atendimentos até a automação de processos que possam estar apresentando gargalo.


Desperdícios


As atividades mais burocráticas são inevitáveis em qualquer negócio. Por essa razão, esses processos precisam ser eficientes. A falta de agilidade em certas etapas pode travar outras atividades e gerar um ciclo de ineficiência e desperdícios.


Se o seu negócio perde muito tempo em determinadas tarefas, isso é um alerta para a necessidade de mudanças. A tecnologia oferece recursos que proporcionam mais agilidade, pois facilitam diversas ações através da automação. Dois bons exemplos aqui são as aprovações ou análises que envolvem mais de um departamento e os processos predominantemente manuais.


Queda nas vendas


Um negócio consolidado tem como uma das características um crescimento progressivo. Se o contrário está acontecendo é hora de um upgrade tecnológico em favor da sua empresa.


A relação de convencimento do público mudou e contar com as ferramentas apropriadas pode ajudar muito, seja para identificar oportunidades, traçar estratégias ou proporcionar mais agilidade. Hoje o seu cliente compara a experiência de compra na sua empresa com a experiência de compra em empresas como Uber e Airbnb, que ditam tendências e remodelam o mercado. Por isso reveja sempre na sua empresa: a tecnologia, os processos e as pessoas. Esses pontos vão afetar diretamente na resposta do cliente e no futuro do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *