Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Como preparar a equipe para as mudanças tecnológicas dentro da empresa?

    17/06/2021

    Cultura corporativa e treinamento voltados ao uso de novas tecnologias são essenciais

    Que as empresas estão em um processo contínuo de transformação digital você já sabe. Essa mudança na dinâmica corporativa não é exatamente uma novidade, porém pode ser novo para os seus colaboradores.

    Uma situação que acontece é as empresas investirem em vários recursos tecnológicos e esquecerem de preparar devidamente a equipe. Por conta disso, essas tecnologias acabam sendo utilizadas de forma superficial.

    Por isso, uma coisa precisa caminhar junto com a outra. Da mesma forma que não adianta treinar a equipe e não ter tecnologia, não dá pra implementar um recurso e sem o preparo adequado.

    Apesar das vantagens que a tecnologia traz ao negócio, o empresário precisa ter em mente que ela funciona através de pessoas. Sendo assim, esses investimentos precisam andar lado a lado.

    Agora que está clara a importância desse preparo, vamos explicar como você pode fazer isso dentro da sua empresa.

    Contextualize a sua equipe no cenário

    Modernizar processos operacionais pode ser um desafio, apesar de extremamente necessário. Isso pode acontecer por diversos fatores que precisam ser superados.

    Um desses fatores pode ser a resistência dos colaboradores à modernização. Seja por falta de conhecimento ou por não estar aberto a mudanças, essa mentalidade tem atrapalhado muitas empresas.

    Para contornar essa situação é necessário passar por uma transformação cultural. Então, é importante que os gestores invistam tempo e recursos para contextualizar os profissionais do cenário.

    Seja promovendo palestras, capacitação profissional ou outros recursos, a equipe precisa estar alinhada com a nova mentalidade.

    Visão do processo

    Entender o processo empresarial, não apenas da área que atua, é importante para aplicar essas novas tecnologias. Todo negócio funciona como uma engrenagem, sendo assim nenhuma parte é independente. Todas as áreas trabalham juntas e precisam compreender isso.

    Tanto os gestores quanto os colaboradores precisam estar conscientes de como todo o processo é realizado. Isso vai ajudar a entender onde e porque os processos devem ser melhorados.

    Invista em treinamento

    Conhecimento das novas tecnologias e dos sistemas que serão implementados é essencial para que tudo funcione. Por isso, além de implementar os recursos, é necessário disponibilizar o conhecimento desses novos sistemas.

    A InfoWorker, por exemplo, faz tanto o trabalho de desenvolvimento da tecnologia, quanto do preparo das equipes. Isso quer dizer que toda vez que um sistema é criado e aplicado em uma das empresas parceiras, os profissionais da IW dão o treinamento necessário para que essa tecnologia seja usada com eficiência.

    Promova a comunicação aberta

    Feedbacks são sempre importantes, mas quando a empresa está passando por uma transformação digital eles são ainda mais essenciais. Para entender o nível de adaptação da equipe, as dificuldades e percepções, os colaboradores precisam de um canal aberto para comunicar essas questões.

    Essa comunicação aberta vai ajudar a equipe a se adaptar, sanando dúvidas dos trabalhadores, como vai esclarecer aos gestores se os recursos estão sendo usados da melhor forma.

    Quer realizar uma transformação digital dentro da sua empresa? Entre em contato que a InfoWorker pode ajudar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.