Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Como implantar o login unificado na minha empresa?

    20/04/2022
    Como implantar o login unificado na minha empresa?

    A identidade de uma empresa é construída por diversos elementos, inclusive pelos seus sistemas. Acontece que, com tantos recursos e acessos, fica difícil unificar todos os elementos, tanto os usados por colaboradores quanto os acessados por clientes.

    A questão é que dificilmente é possível centralizar e personalizar todos os acessos e tecnologias em um mesmo lugar. A Microsoft está sempre desenvolvendo novos sistemas para solucionar essas e outras necessidades que as empresas possam ter.

    Nesse sentido, o Microsoft Azure B2C é uma solução que vem centralizar as experiências de login das empresas e resolver uma questão muito comum, que é o excesso de acessos para diferentes funções.

    Por exemplo, no caso de empresas que contam com um sistema para fazer chamados de tecnologia, outro de intranet, outro de RH e por aí vai; será necessário acessar um link diferente, com um usuário e senha para todos esses sistemas? Com o auxílio do Microsoft zure B2C não, pois essa tecnologia permite criar um caminho único para esses sistemas. Confira a seguir como a ferramenta funciona.

    Como funciona a unificação

    O conceito de experiência do cliente, experiência do usuário e do funcionário tem ganhado cada vez mais atenção das empresas. Isso porque esse é, de fato, um fator muito importante do processo de relacionamento com esses públicos.

    Facilidade, agilidade e coerência são alguns aspectos que fazem parte dessa experiência. E todas essas questões são pontos centrais do funcionamento do Microsoft Azure B2C.

    A novidade traz a oportunidade de criar uma experiência única de login. A ideia é facilitar os acessos as diversas funcionalidades de forma fácil e simples com a identidade da empresa.

    Para isso, é desenvolvida uma “portaria virtual” a partir do Azure B2C, em que o usuário, seja cliente ou funcionário, tem acesso a todos os sistemas que precisa. Ou seja, a partir de um único ambiente de acesso o usuário pode se conectar com todos os canais necessários sem precisar logar separadamente em cada um deles.

    Vale tanto para acesso de sistemas internos quanto externos que sejam de uso da empresa e dos colaboradores. Além disso, o Azure B2C pode ser usado para fazer login em diferentes plataformas, como aplicativos de celular.

    Integração de sistemas

    Ele também funciona como uma espécie de integrador de sistemas, em que as funcionalidades, soluções e recursos podem ser acessadas de forma simples e rápida em um mesmo lugar.

    Sendo assim, além da facilidade, o Azure B2C permite que o acesso seja feito a partir de contas sociais já existente, como e-mail do Google ou das redes sociais. Isso é possível porque a tecnologia é compatível com diversos sistemas, não apenas da Microsoft, evitando a criação de novos cadastros.

    Outro ponto importante é que essa aplicação evita a redundância de dados compartilhados. Isso quer dizer que os dados do usuário não precisarão ser compartilhados diversas vezes, repetindo-se no banco de dados da empresa. Além disso, contribui para a redução da coleta de dados.

    Economia

    Outro aspecto muito importante do Azure B2C é a economia. Isso não diz respeito apenas à economia do desenvolvimento de plataformas de acesso, mas sim da economia de diversos outros recursos.

    Como exemplo na questão da assistência de TI, o Azure B2C contribui para a redução drástica das demandas de problemas com login. Isso resulta na economia do tempo da equipe de tecnologia, que poderá ser direcionado a outras atividades. Toda essa facilidade resulta, obviamente, na redução de gastos da empresa em manutenção, em pessoal, entre outros.

    Para aplicar essa tecnologia na sua empresa, já sabe! É só entrar em contato com a InfoWorker e agendar uma consultoria gratuita para avaliação da necessidade para o seu negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.