Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Como adaptar o negócio aos novos modelos de trabalho

    17/12/2021
    Como adaptar o negócio aos novos modelos de trabalho

    Entenda os desafios e soluções da realidade das empresas

     O ambiente de trabalho mudou, isso é inegável. Passamos de um momento em que as empresas precisaram migrar totalmente para o teletrabalho para um momento de transição de volta para o presencial.

    A diferença agora é que muitos negócios decidiram voltar parcialmente, ou seja, em regime híbrido, ou adotar definitivamente o home office. Sendo assim, aquilo que até então era temporário passou a ser o novo formato de muitos negócios.

    Esse é um novo desafio encarado pelas empresas e é necessário adotar certas estratégias. Continue a leitura e conheça os desafios e soluções dessa nova fase.

    Relacionamento de equipe

    Um dos pontos que tem maior impacto é o relacionamento. Com o teletrabalho ou regime híbrido, a relação entre a equipe e os setores fica comprometida. Essa condição que seria temporária, em muitos casos se tornou definitiva.

    Sendo assim, cabe às empresas adotarem novas estratégias e soluções que proporcionem essa troca entre os colaboradores e até mesmo com os gestores. A tecnologia é essencial nessa dinâmica.

    É indispensável estabelecer uma comunicação consistente. Existem algumas tecnologias necessárias para estabelecer essa conexão. O Microsoft Teams e o Sharepoint são usados para criar um ambiente de colaboração e troca. É possível criar chats e até desenvolver um site interno para interação da equipe.

    Jornada de trabalho

    Outro desafio, tanto para os colaboradores quanto para as empresas, é a questão da jornada de trabalho. O fluxo de atividades aumentou para muitos profissionais e isso faz com que muitos excedam a carga horária e fiquem sobrecarregados.

    Com recursos como Microsoft Sharepoint e Power BI é possível desenvolver sistemas para contabilizar a quantidade de horas trabalhadas. Também é possível mensurar a quantidade de demandas e o tempo para desenvolver essas atividades para estabelecer metas realistas.

    Falta de recursos

    Outro problema grave ocorre quando a empresa não possui ou não disponibiliza as ferramentas necessárias para essa modalidade de trabalho. Isso vai além de disponibilizar um computador para o colaborador. Quer dizer disponibilizar o cenário adequado para a execução do trabalho.

    Por exemplo, instituições de ensino que adotaram as aulas à distância. É necessário que a empresa disponibilize sistemas que possibilitem a transmissão e gravação das aulas. Também proporcionem um ambiente de interação entre alunos e professores, além de oferecer treinamentos para a equipe.

    Existem diversos elementos que compõem um teletrabalho sustentável e eficiente. As empresas, mais do que nunca, precisam estar atentas aos desafios e soluções desses modelos para ter um bom desempenho.

    A InfoWorker está à disposição das empresas que estão em fase de transição para auxiliar em seus negócios.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.