Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Como a implantação do EPM pode facilitar a gestão de projetos

    10/11/2022
    O software de EPM (Enterprise Performance Management ou Gestão de Desempenho Empresarial) oferece diversas ferramentas relacionadas ao controle empresarial, como análise de dados, relatórios e prognósticos sobre o negócio. O EPM ajuda a manter a produtividade e o desempenho.

    Saiba como esse recurso pode trazer mais eficiência e precisão ao seu negócio


    O software de EPM (Enterprise Performance Management ou Gestão de Desempenho Empresarial) é um recurso focado principalmente em gestão financeira. Esse tipo de tecnologia oferece diversas ferramentas relacionadas ao controle empresarial, como análise de dados, relatórios e prognósticos sobre o negócio.


    Mas qual a importância desse tipo de gerenciamento? Bem, toda empresa tem projetos que envolvem pesquisa, planejamento, estratégia, custos e objetivos. Para isso, é necessário que as organizações tenham um panorama completo do cenário da empresa e do andamento do projeto.


    Esses pontos são essenciais não apenas para o desempenho, mas para o crescimento e fortalecimento interno. Além disso, essa é uma estratégia para estabelecer metas e atingir resultados.


    Os recursos de EPM da Microsoft, como o Project Server, têm uma grande relevância para os negócios. Para entender mais sobre o impacto dessa tecnologia, continue a leitura. 


    Por que o EPM é tão importante?


    Gerenciar o andamento dos projetos internos pode ser tão desafiador quanto desenvolvê-los. Porém, se a gestão for bem efetuada, proporciona um domínio mais preciso sobre os recursos, prazos e equipe envolvida.


    Um planejamento que saia do controle, seja estourando o orçamento ou atrasando muito o prazo, pode gerar prejuízos significativos. Isso pode, inclusive, resultar no fracasso do projeto. O EPM é uma forma de evitar essa situação, ajudando a manter a produtividade e o desempenho.


    O EPM é ideal para auxiliar na gestão do início ao fim de um projeto. E para isso, a InfoWorker usa o Microsoft Project Server na nuvem para realizar essa gestão.


    Além de permitir acompanhar o andamento, esse recurso é importante para tomar decisões. Uma vez que surge alguma nova necessidade e alguns pontos precisam ser adaptados, a visão que essa tecnologia proporciona torna essas ações mais fáceis e rápidas.


    Principais elementos do EPM


    Grande parte dos sistemas de software EPM operam na nuvem, o que oferece uma capacidade maior de armazenamento de dados, segurança e integração aos demais sistemas da empresa. Os elementos desses softwares têm o objetivo de auxiliar na consolidação do sistema financeiro e planejamento estratégico através de uma série de processos.

     
    Processos do EPM


    A integração com os dados é o primeiro passo. Para operar de forma eficiente, o sistema deve ter acesso ao banco de dados da empresa, tanto financeiros quanto operacionais. Isso envolve todos os setores da organização.


    Também é necessário desenvolver um plano estratégico a partir da análise de dados do EPM. As decisões devem ser baseadas em dados, buscando sempre aumentar a rentabilidade e o desempenho.


    A análise dos dados precisa ser contínua para acompanhar o desempenho de toda a empresa. Isso também vai permitir ajustes nos planejamentos do negócio. Dessa forma é possível acompanhar o desempenho e a rentabilidade do plano estratégico em questão. 


    Precisa de ajuda para fazer a gestão de projetos na sua empresa? Conte com a InfoWorker. O método de gestão de projetos da IW para corporações é eficiente para todo tipo de segmento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *