case

. Case Elera Renováveis – Microsoft Sharepoint

Projeto de GED reúne documentos de 95 unidades de empresa de energia

A Elera Renováveis é a empresa de energia da Brookfield Asset Management com operação no Brasil. A companhia conta com 19 parques eólicos, 43 ativos hidrelétricos, quatro usinas de cogeração à biomassa e 29 parques solares em construção.

Todos esses ativos geram uma grande demanda de documentos com diferentes objetivos, níveis de acesso e que interferem diretamente nos projetos e no funcionamento dos parques de energia. A empresa precisava de uma solução que ajudasse a gerenciar os projetos e documentos, filtrasse as informações por unidade e que facilitasse o fluxo de aprovação.

Case - Case Elera Renováveis – Microsoft Sharepoint

Solução

O desafio apresentado à InfoWorker era o de desenvolver um sistema que desempenhasse algumas atividades estratégicas e automatizasse os processos. Entre as funções, era necessário reunir todos os documentos na ferramenta, além de facilitar a busca por informações específicas. Esse processo era todo realizado manualmente, o que dificultava o dia a dia da empresa e o andamento dos projetos.

 

A IW realizou o mapeamento de processos na Elera Renovável para prever as demandas da empresa. O Microsoft Sharepoint foi o sistema base da solução desenvolvida, usado para reunir ferramentas em um só lugar.

Além de automatizar a gestão de documentos, estabelecer o controle de acesso era outra necessidade. A plataforma desenvolvida pela IW realiza o registro de todas as movimentações nos documentos e é programada para distinguir o nível de acesso de cada perfil. Outro ponto impactado pela ferramenta foi o sistema de fluxo de aprovações, graças à facilidade de acesso à documentação dos projetos.

Para organizar os documentos e fazer o upload na plataforma foi desenvolvido um software de leitura e categorização de informações. Em seguida, mais de 100 mil arquivos foram migrados para a ferramenta.

 

Com a nova ferramenta, além de todos os documentos da empresa estarem centralizados e disponíveis para todos os colaboradores, ainda ficou possível fazer a filtragem utilizando uma série de especificações. Dessa forma é possível buscar arquivos relacionados a uma barragem, gerador ou usina, por exemplo. Agora também dá pra realizar a busca utilizando o filtro por disciplina correspondente a cada documento, como civil, elétrica, hidráulica, etc.

O sistema foi desenvolvido para se trabalhar na web, permitindo total agilidade para que os usuários acessem e registrem informações. A nova interface, além de proporcionar uma UX (user experience) mais agradável, tornou o processo mais prático e intuitivo. A InfoWorker ainda desenvolveu materiais de apoio e realizou todo o treinamento das equipes para a utilização da plataforma.

Tecnologias

  • Microsoft SharePoint Muito utilizado pelas organizações para a criação de sites, o Microsoft SharePoint vai muito além, sendo altamente configurável para as mais diversas aplicações. Baseado na web, integra-se ao Microsoft Office, podendo ser utilizado como um local seguro para armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações de qualquer dispositivo, isso sem falar na sua performance […]

Quer saber como
podemos ajudar
sua empresa?

Entre em contato 41 3154-1155