Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    Case Grupo Boticário: sistema precificador otimiza processo de impressão de etiquetas

    01/07/2022
    Case Grupo Boticário: sistema precificador otimiza processo de impressão de etiquetas

    O sistema de precificador desenvolvido pela IW está disponível para as mais de 4.500 lojas do grupo

    Grupo Boticário é uma das maiores companhias do país, com sete marcas próprias e cerca de 4.500 lojas em território brasileiro, com mais de mil produtos em cada uma. A cada 2,5 semanas os produtos sofrem alteração de preço de acordo com os períodos do ano.

    O sistema de precificação utilizado pelo grupo estava defasado e não atendia mais as necessidades das lojas. Apesar de simples, além de travar que dificultava o processo de impressão, havia um problema de manutenção já que a tecnologia utilizada era antiga e não adequava mais ao sistema da companhia.

    Necessidade da empresa

    Simplificar o método de impressão e exposição das etiquetas de preços nas gôndolas de lojas era uma urgência para a empresa. Para agilizar esse processo, era necessário um sistema que permitisse que o franqueado pudesse fazer as impressões na loja e organizar os preços dos produtos de acordo com as campanhas do ano.

    Além disso, era necessário que os franqueados tivessem acesso a esse sistema para que pudessem fazer as impressões por conta própria. Para isso, a facilidade de acesso, seleção e edição de informações das etiquetas era imprescindível.

    Ou seja, o desafio da IW era criar uma tecnologia que pudesse ser acessada em qualquer uma das lojas das sete marcas do grupo. Também era necessário que o sistema oferecesse uma grande capacidade de adaptação. Tudo isso de forma simples e prática.

    Solução

    Para isso, a InfoWorker desenvolveu um software web, acoplado à intranet do grupo, que permite acesso de qualquer lugar através da internet. A solução foi pensada pra funcionar de forma simples, permitindo a criação de modelos de etiquetas de forma dinâmica, com diversos componentes facilmente editáveis.

    A nova tecnologia permite o gerenciamento dos modelos de etiquetas, impressão, configuração de tamanhos e informações. A partir de uma integração com o ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado pela companhia ficou possível atender todos os diferentes tipos de lojas e marcas do Boticário.

    A aplicação foi feita por meio de um deploy automatizado, via Migration, em que a IW não teve acesso direto ao database. Esse é um processo extremamente seguro, já que a equipe de TI não tem acesso a banco de dados da empresa para fazer as melhorias ou correções.

    Todo o processo é feito com a tecnologia Docker, utilizando o banco de dados PostgresSQL. Além da integração com o ERP através de planilhas de Excel, o sistema conta com uma funcionalidade de atualização de preços por meio da comunicação com outros serviços e sistemas do grupo, tudo hospedado na AWS (Amazon Web Services), uma plataforma de computação em nuvem.

    Através do novo sistema, todas as configurações são realizadas pela equipe responsável no grupo Boticário. Basta que os franqueados imprimirem as etiquetas dos preços sem se preocupar com configurações complexas.

    Dessa forma, imprimir as etiquetas de acordo com o tipo de loja, produto e época do ano ficou bem mais fácil para os franqueados, possibilitando cerca de 100 mil impressões por mês.

    A InfoWorker tem capacidade técnica para desenvolver tecnologias nas mais diversas linguagens que vão além dos recursos Microsoft. Precisa otimizar algum processo na sua empresa? Entre em contato com a IW e vamos encontrar a melhor solução para o seu negócio.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.