Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Case: como o Power BI aprimorou áreas estratégicas da Huhtamaki

10/12/2019
Case: como o Power BI aprimorou áreas estratégicas da Huhtamaki


Huhtamaki é um grupo multinacional que fabrica embalagens para alimentos em polpa moldada, de forma sustentável e ecologicamente correta. Com atuação em nove países, a filial no Paraná precisava de um sistema de processamento de dados para a controladoria que se adequasse aos critérios da matriz finlandesa.


O sistema utilizado até então estava desatualizado e as tentativas anteriores de adaptação e adoção dos recursos BI (Business Intelligence) haviam falhado. O software que vinha sendo utilizado funcionava apenas parcialmente em algumas áreas, quase que exclusivamente no ambiente de produção. Além disso, servia apenas como um extrator de dados, que depois eram exportados para o Excel.


A empresa procurou a InfoWorker em busca de uma solução mais eficiente para o mercado. A ferramenta deveria ser mais moderna e flexível para se adaptar às características da empresa.  


Saiba como a IW aprimorou o sistema de processamento de dados da Huhtamaki para a controladoria – e ainda expandiu a função para outros setores.


Necessidade e solução tecnológica


Os dados são um grande recurso para as corporações, tanto para controle da produção interna quanto para nortear estratégias comerciais e de marketing. Mas para isso as informações precisam estar organizadas e acessíveis. O Power BI é o sistema que ajuda a organizar e sintetizar o fluxo dessas informações e como ele se adapta a vários softwares, isso possibilita a integração dos programas e o cruzamento das informações, trazendo de fato aquilo que é relevante para a tomada de decisão. Esse foi um dos desafios da IW na Huhtamaki, integrar e consolidar as informações de vários softwares desatualizados no menor tempo possível.  


Em conjunto com a equipe de consultoria e a equipe que opera os softwares, a IW encontrou uma forma de refinar a forma como as informações seriam disponibilizadas. Combinar as funções do ERP (Enterprise Resource Planning) e do SSIS (SQL Server Integration Services) facilitou a compreensão dos dados e simplificou também a forma de extrair e consolidar os dados.


Outro recurso do Power BI que chamou a atenção da multinacional e que contribuiu para trazer a eficiência esperada foi a facilidade que a ferramenta oferece para a criação e visualização de dashboards, o que deixa os dados muito mais legíveis após o processo de extração.


Principais áreas beneficiadas


Muitas áreas podem ser beneficiadas pelas informações contidas na relação de dados de uma empresa. Logística, controladoria, financeiro, marketing e vários outros setores podem usar as informações para estruturar estratégias, campanhas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da empresa.


Inicialmente o projeto da Huhtamaki seria aplicado na área de controladoria, com foco na análise de custos. Com a adoção de um novo modelo, proposto pela InfoWorker, foi possível estender as funcionalidades do Power BI também para o comercial, financeiro e até mesmo a diretoria geral.


Com o novo formato de processamento de dados é possível acompanhar muito mais rapidamente os resultados operacionais e os fechamentos mensais, através de um formato mais moderno e mais flexível, de forma integrada e com baixo custo de manutenção.


Quer ver um case de sucesso aí na sua empresa? Fale com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *