Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

Case: Como a Votorantim organiza estratégias por meio do Power BI

07/01/2019

O Grupo Votorantim é uma multinacional brasileira com atuação em 23 países e um portfólio diversificado de negócios. Mas, como a empresa consegue organizar suas estratégias? O grupo conta com operações em setores estratégicos da economia. Entre eles: cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro. Ao todo, oito empresas compõem o grupo, que empregam cerca de 44 mil pessoas.

Ao optar pelo Business Intelligence, a empresa tornou os processos mais rápidos, organizados e seguros para todos os colaboradores. Continue a leitura, e entenda como a InfoWorker encontrou uma solução inteligente para a rotina da Votorantim.

 

A necessidade da empresa

Uma das dificuldades que o Grupo Votorantim encontrava era justamente fazer a síntese de informações, todos os meses e para todas as empresas. Isso porque, esses dados são apresentados diretamente aos diretores e ao conselho gestor. No processo antigo do grupo, todas as informações eram geradas no SAP HANA (um sistema de gerenciamento de dados da empresa SAP). Consequentemente, depois eram armazenados em planilhas e transportadas para apresentações em Power Point.

Desta maneira eram compostas as apresentações denominadas como “Book Tesouraria”. Porém, o grande problema da Votorantim, é que todo esse processo exigia muito esforço e tempo de todas as equipes envolvidas.

 

A solução inteligente

Assim, com o objetivo de otimizar o tempo e qualificar o trabalho dos colaboradores da Votorantim, a InfoWorker apresentou ao Grupo uma das ferramentas da Microsoft, e muito utilizada por grandes empresas, o Power BI.

Por meio desta parceria, o processo de geração e organização das informações do Grupo Votorantim passou por uma transformação. Com o Business Intelligence foi possível transpor todas as informações geradas pela empresa para dentro do Power BI. Desta maneira, o conceito de “Book Tesouraria” foi muito aprimorado.

Portanto, com esta solução, hoje todas as informações são acessadas de uma forma rápida, com a possibilidade de criar relatórios e apresentações a partir dos resultados obtidos.  Como resultado, isso gerou uma redução muito significativa no esforço das equipes internas da Votorantim. Além da economia de tempo. Agora os diretores e o conselho gestor podem ter acesso aos dados muito mais rápido.

Em resumo, o acesso à questões como câmbio, caixa, seguros, indicadores externos, derivativos, indicadores de moedas, etc foi facilitado. No geral, os ativos que fornecem parâmetros sobre a situação do Grupo Votorantim podem ser acessados rapidamente e de forma segura direto no Power BI da empresa.

Gostou de saber mais sobre a parceria entre InfoWorker e o Grupo Votorantim?
Acompanhe todos os nossos cases e soluções de tecnologia. Clique aqui e leia mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *