Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

5 pontos para automatizar e turbinar sua empresa

18/10/2019

Os recursos da automação solucionam problemas operacionais e motivam colaboradores


A tecnologia proporcionou grandes coisas para a humanidade. Pra rever alguém não é mais necessário viajar, basta fazer uma chamada de vídeo sempre que bate a saudade. Pra comer algo diferente não precisamos nem sair de casa ou telefonar, pois os aplicativos de comida estão aí pra isso. Vários outros aspectos da rotina foram transformados por recursos tecnológicos.


A realidade das empresas também vem sendo transformada e as organizações podem aproveitar os benefícios que essas mudanças têm a acrescentar. Assim como não precisamos nos deslocar pra falar com alguém, existem muitas atividades que podem ser automatizadas dentro de uma empresa.


A automatização de processos, além de melhorar o funcionamento das empresas, também reflete numa maior motivação para os próprios funcionários. Afinal, ninguém gosta de fazer tarefas mecânicas e repetitivas. Essa é a combinação para o sucesso: equipe motivada e processos eficientes.


Os chatbots, por exemplo, resolvem um dilema tanto para as empresas como para os clientes, uma vez que são programados para realizar tarefas repetitivas e que, geralmente, demandam muito tempo para serem feitas. O atendimento por WhatsApp é uma das formas como as empresas vêm usando os chatbots, que proporcionam uma resolução rápida das dúvidas ou problemas – muitas vezes rotineiras – dos clientes. Esse recurso também permite diminuir o número de funcionários desempenhando esse tipo de tarefa.


Uma pesquisa feita pela Computing Technology Industry Association (CompTIA), em 2013, sobre automação de processos mostrou quais são os cinco pontos que as empresas desejam tornar mais eficientes com a ajuda da tecnologia. Nesse estudo foi identificado que os gargalos, trabalhos duplicados, falta de comunicação entre setores, documentos mal arquivados e a dificuldade de entender o processo comercial são os principais motivos que travam os processos empresariais e geram muita dor de cabeça.


RHMarketingFinanceiroLogísticaComercialProdução Industrial e vários outros setores podem ser beneficiados com o auxilio da tecnologia, mais especificamente com a automação de processos.


Os pontos de problemas identificados na pesquisa podem interferir em várias áreas. Os gargalos, por exemplo, podem interromper o processo fabril e provocar filas em certas etapas da produção, mas eles também podem interferir nos setores administrativos, que podem ser travados por aprovações, burocracias e outros processos mais manuais e menos organizados.

 
A automação pode ser aplicada desde às atividades mais simples – como mandar e-mails para uma lista de contatos – a funções burocráticas, como análise e aprovação de documentos, gerenciamento de solicitações e muitas outras ações.


Mas para saber o que automatizar é preciso identificar os processos que precisam desse recurso e então desenvolver estratégias para aplicar essa automatização. Existem softwares e ferramentas para realizar esse diagnóstico e para criar os fluxos de trabalho.


Parceiras de tecnologia como a IW auxiliam empresas a identificar e inserir a tecnologia para impulsionar as atividades do negócio. Dessa forma as empresas se tornam mais fortes, produtivas e competitivas no mercado corporativo.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *