Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

4 setores estratégicos para aprimorar com a tecnologia

13/02/2020
Recursos tecnológicos auxiliam no desenvolvimento e execução de projetos empresariais

A divisão de tarefas é importante para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, quando funções se confundem, fica mais fácil perder o controle e cometer erros. Essa organização também é essencial para o crescimento de um negócio.


A definição desses setores é tão importante quanto a integração das atividades realizadas em cada um deles. Por exemplo, os estudos e dados de mercado realizados pelo setor de marketing devem influenciar diretamente as demandas do setor operacional.


Mas quais setores são considerados estratégicos em uma empresa? Como a tecnologia pode melhorar o desempenho dessas áreas? Confira a seguir quatro setores indispensáveis em uma empresa e como a tecnologia pode melhorar essas áreas.


Marketing


O setor de marketing é indispensável para um negócio próspero. Essa é a área responsável por identificar as tendências e necessidades do mercado. Dessa forma, uma empresa analisa informações do nicho de consumidores que deseja atingir para direcionar suas ações.


CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciador de Relacionamento com o Cliente) é um dos sistemas que pode ser utilizado em parceria com a equipe de marketing.  Esse sistema possibilita conhecer mais profundamente, e de forma automatizada, os atuais clientes e também os prospects.


A ferramenta pode ser usada para desenvolver estratégias de fidelização e satisfação do cliente. Aumentar a margem de lucro também é um dos objetivos do CRM.


Comunicação


Uma comunicação alinhada é fundamental, tanto internamente quanto no que diz respeito ao relacionamento com o público. Existem muitas vertentes em que a tecnologia pode auxiliar na comunicação, mas hoje vamos focar na disponibilização de conteúdo.


Quando falamos em comunicação empresarial, um site institucional com conteúdo relevante é essencial. Uma plataforma organizada, com textos, vídeos e áudios ajudam a entender o que a empresa faz e trazem a oportunidade de dialogar com o público por meio de assuntos relacionados ao segmento de atuação.


CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma combinação de ferramentas para criação de sites e inclusão de recursos de texto, vídeo, áudio de um jeito rápido e fácil.


Recursos Humanos


O setor de RH influencia diretamente a relação entre a empresa e o colaborador. A cultura da empresa, suas políticas, valores e outros aspectos são reforçados pelo RH. Essa área também é responsável por fortalecer as estratégias através das políticas internas.


Nesse ponto a rede social empresarial Yammer é uma forma de fortalecer o relacionamento da instituição com os colaboradores. Similar a outras redes sociais, o Yammer permite que colegas de trabalho façam publicações, interajam e criem grupos para tratar de temas específicos. Essa é também uma forma de aproximar as relações no ambiente de trabalho.


Administrativo


Essa é uma ampla parte das organizações e que muitas vezes concentra muitas funções. O funcionamento de uma empresa está diretamente ligado ao desempenho administrativo.


Com tantas responsabilidades é imprescindível implementar tecnologias que facilitem o controle das operações e conecte os demais setores, entre outras facilidades. O Microsoft Sharepoint é a tecnologia adequada para as organizações nesse sentido, pois pode ser usado como forma de centralizar os arquivos e projetos da empresa.


O sistema pode ajudar no gerenciamento das ações e projetos e ainda no controle dos demais setores. Também pode ser integrado ao Microsoft Office, permitindo assim criar e compartilhar arquivos de forma segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *