Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

4 dicas para facilitar e qualificar o acesso à informação

03/10/2019
4 dicas para facilitar e qualificar o acesso à informação


No mundo corporativo não há espaço para achismos. As decisões, projetos e mudanças são sempre baseadas em estatísticas, levantamentos, informações concretas. Isso porque qualquer ação equivocada, a partir de “impressões”, pode trazer resultados negativos e prejuízos.


Sem querer menosprezar o fator instinto dessa equação, via de regra todas as atividades de uma empresa devem ser pautadas por dados reais. É assim que  as estratégias são construídas e realizados os ajustes necessários ao comportamento organizacional.


E é bom lembrar que não basta ter informações. É fundamental interpretá-las, traduzi-las para que sejam explicativas. Só a partir disso é possível tomar decisões seguras.


Para isso acontecer, no entanto, é preciso fazer um tratamento nesses dados, para que eles fiquem mais acessíveis. A boa notícia é que não é necessário fazer isso manualmente. Existem sistemas que fazem isso automaticamente e de forma inteligente. O Power BI é um deles, com o diferencial da sua capacidade de se integrar a várias fontes diferentes de informação.


Confira a seguir algumas dicas sobre como facilitar o acesso à informação na sua empresa usando o Power BI.


Unificar as informações


Mesmo usando programas variados para realizar diferentes tarefas, é importante ter um sistema que centralize as informações e possibilite uma visão geral. Sem essa organização, é fácil perder informações e até mesmo oportunidades.


Reunir e tratar esses dados de forma manual não é nada eficiente. É necessário que essa seja uma atividade simples de ser realizada ou a operação também será inviável.


O Power BI é um software que conecta aplicativos e serviços. Ele torna possível a integração dos dados em qualquer programa, permitindo que as informações sejam filtradas e organizadas da forma mais eficiente para quem está realizando a análise. Com ele, é possível visualizar e compartilhar as informações de todos os programas usados na empresa de maneira simplificada.


Filtrar as informações


As empresas, independentemente de tamanho, possuem seus fluxos e processos estabelecidos. Nem todos os dados coletados nesses fluxos são úteis, por isso a necessidade de segmentar as informações, de acordo com a necessidade ou o que se pretende em determinado momento. O Power BI permite que as empresas elaborem análises e visualizações a partir de suas necessidades, selecionando apenas as informações úteis.


Outro ponto importante é a facilidade para os próprios usuários criarem suas visões e relatórios. Para identificar tendências e oportunidades é preciso ter clareza e para isso, é fundamental filtrar as informações para então compreendê-las.


Transparência e informações acessíveis não significam falta de segurança. Uma política de proteção de dados bem estruturada permite isso.


Oferecer segurança


Com o Power BI a empresa pode controlar os acessos aos dados, estabelecendo níveis diferentes para as visualizações. Essa governança estabelece uma hierarquia de quem pode visualizar as informações conforme o perfil de acesso.


Facilidade para criar as próprias visualizações e relatórios


Uma das dificuldades para tratar informações é criar os relatórios de forma prática, sem ter que contar com o suporte do setor de TI. Proporcionar autonomia para os membros de um projeto ou diferentes setores, para que possam usar esses dados, é uma das vantagens do Power BI.


O software permite que os próprios usuários criem as suas visualizações e relatórios de forma fácil e rápida, deixando os dados acessíveis de acordo as necessidades corporativas.


Imagine uma empresa num modelo mais antigo e engessado, em que um analista de marketing precisa solicitar ao departamento de TI o levantamento de relatórios e a compilação dos dados. Na prática isso vai significar no mínimo uma reunião, uma fila de espera e ainda a demanda especializada do profissional. Além do mundo hoje não esperar por essa burocracia toda, com o Power BI, cada usuário seleciona aquilo que interessa para a tarefa que está desempenhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *