Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

    3 dicas para uma gestão de projetos eficiente

    24/07/2020


    Confira as estratégias para melhorar os resultados na sua empresa


    Projetos fazem parte da rotina das empresas. Ao trabalhar com projetos é possível estabelecer objetivos e atingir resultados, além dessa ser uma boa estratégia para conectar a equipe e os setores.


    E assim como trabalhar com projetos é essencial para a evolução e o sucesso de uma empresa, o gerenciamento desses projetos é também um fator fundamental nesse processo.


    Dentro das organizações a estrutura de um grande projeto, suas metas e prazos pode ser desafiador. É comum que o planejamento saia do controle em algum momento, chegando até a ultrapassar orçamentos e cronogramas. Mas esse é um erro que pode ser evitado.


    Para estabelecer e gerenciar projetos com eficiência é preciso entender quais as práticas e etapas são necessárias para fazer isso corretamente. Os projetos têm objetivos que só podem ser alcançados com organização e uma execução ativa.


    Se você deseja melhorar a forma como comanda os projetos dentro do seu negócio, separamos 3 dicas usando o método o EPM (Enterprise Project Management). A InfoWorker usa o Microsoft Project Server na nuvem para auxiliar na gestão.  Confira a seguir como conduzir e gerenciar os projetos da sua empresa com muito mais eficiência seguindo dicas simples.


    Estabeleça metas e prazos


    Planejamento é essencial para a realização de qualquer projeto. Sem metas bem estabelecidas e prazos para a execução, não tem como prosseguir. Com o Microsoft Project Server na nuvem fica mais fácil estabelecer esse panorama, dividir em etapas práticas e pensar a médio e longo prazo.


    Imagine que sua empresa precisa migrar para o digital. Para isso, é necessário estabelecer todas as mudanças que precisarão ser feitas: plataformas, implicações logísticas e outras. Se isso não acontecer, o projeto dificilmente será concretizado.


    Apesar de parecer uma dica óbvia, esse ponto é ignorado por muitos gestores. Nessa etapa é importante o envolvimento da equipe, para que se tenha clareza na divisão de responsabilidades e para que sejam estabelecidos prazos realistas.


    Acompanhe o andamento


    Tão importante como definir etapas e prazos é acompanhar se isso está sendo cumprido. Com o planejamento estabelecido e à disposição do gestor e da equipe, conduzir a operação é o segundo passo mais importante.  O EPM prevê a visualização dessas fases e os prazos para que elas sejam realizadas.


    Seguindo o exemplo da migração para o digital, digamos que a construção do site e-commerce tenha sido dividida em etapas. Para que o site seja lançado na data prevista é preciso acompanhar o processo de desenvolvimento.


    Comparar o andamento com o programado também é a melhor forma de ajustar o projeto. Ter um planejamento não significa que nada fugirá do controle e que não serão necessários ajustes, mas tudo isso ajuda a identificar de forma rápida quando algo está saindo de controle.


    Controle de recursos


    Recursos não se resumem apenas ao capital destinado para o projeto, mas também aos colaboradores e as horas que serão aplicadas. Todo projeto precisa ter um orçamento e equipe bem definidos, por isso é importante prever as necessidades com antecedência.


    Com a ajuda do EPM é possível identificar dificuldades com antecedência e assim prever quais recursos serão necessários em cada fase.Isso evita desperdício de dinheiro e a ociosidade das equipes.


    Precisa de ajuda para fazer a gestão de projetos na sua empresa? Conte com a InfoWorker. O método de gestão de projetos da IW para corporações é eficiente para todo tipo de segmento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *