Deixe seu e-mail e seja o primeiro a ler nossos artigos

3 dicas para se certificar que o orçamento recebido contempla tudo o que o seu projeto precisa

11/07/2019

Para colocar em prática alguma ação ou suprir certas necessidades de uma empresa você vai precisar do suporte de uma fornecedora de tecnologia. Essa empresa precisa estar por dentro dos detalhes do projeto e das necessidades do negócio para avaliar corretamente as soluções compatíveis a sua realidade empresarial.

Só depois dessa avaliação é possível mensurar qual o valor efetivo do projeto. Daí a necessidade de listar com cuidado todas as necessidades e demandas da empresa.

Para auxiliar nesse processo e evitar surpresas ao longo do projeto, separamos algumas dicas importantes.

1- Tenha um objetivo claro

Existem duas situações em que as empresas procuram uma fornecedora de tecnologia: quando identificam uma necessidade e quando a empresa quer saber o que esse suporte pode contribuir para o funcionamento dos negócios.

As duas situações são coerentes, mas ambas precisam de objetivos definidos. Identificando as necessidades atuais da empresa fica mais fácil definir tudo o que será preciso implementar para atender a demanda. Quando você sabe para onde quer caminhar, fica muito mais fácil delimitar um caminho e o que vai precisar para chegar lá. Um escopo bem definido reduz muito as chances de o projeto fracassar. Se deixar arestas, há um grande risco do projeto afundar pelo caminho.

2 – Comunique-se com o fornecedor de tecnologia

Um dos erros fatais para qualquer relacionamento é a falta de comunicação eficiente. Ser transparente sobre o que se quer e precisa é uma via de mão-dupla.

Existem muitos profissionais, especialmente pessoas muito técnicas, que têm o hábito de desenvolver o projeto sem dar muitas explicações ou esclarecimentos sobre o andamento das coisas. Corre o risco de não atender aos pedidos do cliente simplesmente porque não se comunicaram adequadamente.

A falha de comunicação pode fazer com que você compre gato por lebre. Manter a comunicação alinhada entre os envolvidos no projeto é essencial para garantir que as necessidades e soluções fiquem claras na hora de definir o orçamento.

3 – Saiba se o fornecedor orçado tem tudo o que precisa para atender a demanda

Quem quer comprar algo costuma pesquisar preços e serviços ou produtos oferecidos. É assim na vida pessoal e também no ambiente corporativo. É muito raro a empresa solicitar cotação de preço com um único fornecedor. A questão é que, nessa pesquisa, podem estar sendo oferecidos serviços/produtos aparentemente similares mas que, ao final, apresentam características bem distintas. A questão é:como diferenciar o joio do trigo?

Na área de tecnologia isso não é diferente. Depois das avaliações e de um diagnóstico técnico, é preciso verificar se o fornecedor conta com a estrutura necessária para atender à demanda. Isso inclui equipe técnica e as ferramentas adequadas.

Verificar as barreiras tecnológicas que podem aparecer durante a execução do projeto evita surpresas desagradáveis. Fechar uma parceria sem verificar essas questões pode ser o mesmo que cair numa cilada.

Certifique-se de que todas as etapas do processo, inclusive de produtos que precisaram ser integrados, estão previstas no cálculo antes de firmar a decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *