Fim do Suporte para SQL Server 2005

bye

SQL Server 2005 deixará de ser suportado pela Microsoft à partir do dia 12 de Abril de 2016. É hora de preparar a atualização caso ainda não tenha feito.

Em geral, a migração e upgrade de uma aplicação SQL Server, é uma a atividade com baixos riscos uma vez que o “Modo de Compatibilidade” pode ser habilitado em nível de banco de dados. É possível que uma mesma instância suporte bancos de dados em diferentes versões. Entretanto a migração de uma aplicação precisa também levar em consideração o lado “Client” e isso pode envolver a instalação de drivers mais recentes e testes da aplicação.

Uma boa abordagem, antes de realizar o upgrade é registrar dados de desempenho da aplicação no cenário original, de forma que seja possível comparar tempos e até planos de execução entre versões. Essa informação é muito útil para avaliar se houve alguma degradação entre os upgrades de versão.

Infelizmente não foram poucas as vezes que, ao relegar a necessidade de um upgrade, clientes não foram surpreendidos por demandas de atualização ou até de falhas críticas que não podem mais ser atendidas pelo suporte Oficial Microsoft, por terem deixado de atualizar o produto para uma versão recente e suportada.

Vale atentar que esta também pode ser uma oportunidade para consolidar licenças migrando para um servidor mais poderoso ou até de migrar a aplicação para AZURE , com significativa redução de custos tanto em licenciamento, quanto hardware e também na operação e manutenção do equipamento.